A 39ª edição do festival de tecnologia e inovação South by Southwest (SXSW) acontece entre os dias 7 e 15 de março em Austin, no Texas. A crescente participação de empresas e startups brasileiras é um destaque neste ano, e representantes de diversas marcas nacionais tiveram a chance de abordar temas como transformação digital, sustentabilidade, economia da longevidade, inovação social e ambiental.
Patrocinando o evento pelo terceiro ano consecutivo, o Itaú Unibanco se destaca como o único patrocinador brasileiro do SXSW 2025. O banco está promovendo uma ação de democratização do conhecimento ao disponibilizar gratuitamente todas as palestras online com legendas e áudios em português e espanhol. A iniciativa permite que um público mais amplo acompanhe as discussões do SXSW, mesmo sem estar presente em Austin.

No campo do networking e dos debates, representantes do Itaú também estão participando ativamente de painéis dentro do evento. Rodrigo Montesano, Head de Experiência de Marca e Patrocínios do banco, esteve no painel "Brand Activations Abroad: How to Engage New Audiences", no qual discutiu como as marcas podem se engajar com novos públicos ao redor do mundo.
Outro ponto de destaque é o apoio do Itaú à SP House, um espaço que promove a criatividade, a inovação e a cultura de São Paulo dentro do SXSW. A casa oferece uma programação intensa entre os dias 8 e 11 de março, reunindo empresários, criadores de conteúdo e empreendedores brasileiros.
Veja, abaixo, ações de outras empresas e instituições brasileiras no SXSW 2025:
O Boticário
O Grupo Boticário participa ativamente em discussões sobre o futuro da beleza e da longevidade. Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumo do grupo, debateu o tema no painel "Beauty 2030: The 4 Trends Redefining the Future of Longevity".

A profissional abordou como o aumento da expectativa de vida está transformando percepções sobre envelhecimento, beleza e autoestima. Com a previsão de que, até 2050, a população global acima de 60 anos dobrará para 2,1 bilhões, o painel explorou como a Economia da Longevidade busca não apenas estender a vida, mas melhorar sua qualidade, influenciando diretamente o mercado de bem-estar.
Além disso, a marca aproveitou a ocasião para lançar o “Centro de Pesquisa da Mulher”, um espaço dedicado ao financiamento de pesquisas sobre as nuances do corpo feminino. A novidade é acompanhada por um filme protagonizado pelas atrizes Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta. A peça denuncia buscas invasivas sobre os corpos das mulheres na internet e dá início à campanha #PesquiseMeuCorpo.
Forbes Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, a Forbes Brasil está promovendo o "Forbes Brasil Nightcap" durante o SXSW. O evento, patrocinado pelo Bradesco BBI, MCI e SingularityU Brazil, reúne destaques do mundo dos negócios e da tecnologia presentes no festival. A ideia é proporcionar um espaço de networking e discussão sobre tendências atuais.

Hands Ag
A agência Hands Ag está organizando o "TakeOff" durante o SXSW 2025, um encontro que reúne CMOs brasileiros em Austin para discutir as tendências apresentadas no festival e como aplicá-las ao mercado nacional. A iniciativa visa fortalecer a conexão entre líderes de Marketing e as inovações globais destacadas no evento.

Gerando Falcões
A ONG Gerando Falcões, liderada por Edu Lyra, está participando do SXSW 2025 em parceria com a SP House pelo segundo ano consecutivo. A organização é responsável por parte da programação diária do hub, trazendo à tona discussões sobre transformação social e o papel das empresas nesse contexto.
Startups selecionadas
O Governo de São Paulo selecionou dez empresas do setor cultural paulista para participar do SXSW 2025. As empresas escolhidas são: Acelera-ai, Brunch, Creators Platform, Lampada.ag, Let's Gig, Mavo Content, Movieart, Skyfix, Stratostorm e Submarino Fantástico.
Além disso, a SP House, um espaço de 1.200 m², funcionará de 8 a 11 de março, oferecendo painéis e encontros sobre tecnologia, cultura e sustentabilidade, além de programação musical.
Já o Instituto Caldeira, em parceria com a Dell Technologies e a Intel, selecionou quatro startups brasileiras para participar do evento. As escolhidas foram as gaúchas Aprix e Planton, bem como a carioca Abstra, desenvolvedora de sistemas em Python, e a baiana Drome, que usa monitoramento digital de temperatura para evitar desperdícios de medicamentos, vacinas e alimentos.
Leia também: SXSW 2025: reflexões para os futuros visitantes
COMPARTILHAR ESSE POST