MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Soluções end-to-end são alavancas para otimização de negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

6 de nov. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Soluções end-to-end são alavancas para otimização de negócios
Soluções end-to-end são alavancas para otimização de negócios
Soluções end-to-end são alavancas para otimização de negócios

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas têm buscado maneiras de reduzir a complexidade operacional à medida que também aumentem a eficiência. Nesse contexto, o termo end-to-end vem ganhando força no mundo corporativo. Com a promessa de integrar de ponta a ponta todos os processos de um negócio, do início até o fim da cadeia, o conceito se populariza devido à possibilidade de unificação e otimização do gerenciamento e execução das atividades empresariais. 

Mas o que realmente significa implementar uma solução que cobre tudo? E como tal abordagem pode transformar o modo como as companhias operam, gerando resultados mais ágeis e precisos? O grande segredo está na eliminação da necessidade de várias integrações com terceiros. Isso porque, a adoção de um ecossistema único por uma instituição significa que ela precisará de menos parceiros para realizar serviços ou fornecer produtos, já que ela terá "tudo em um". 

Ou seja, empresas que aderem às soluções end-to-end unificam diversas funções fundamentais para o funcionamento, como gestão de vendas, logística, contabilidade e atendimento ao cliente, em uma única plataforma. Estamos falando de uma vantagem estratégica crucial: maior controle e visibilidade sobre processos, o que, consequentemente, gera maior eficiência e redução de custos.

Benefícios de ponta a ponta

Segundo a Deloitte, uma abordagem desenvolvida a partir de um ecossistema integrado simplifica processos e também contribui para a melhora da compatibilidade de dados e a automação dos mesmos. Isso torna o fluxo de informações mais eficiente e reduz drasticamente a possibilidade de erros manuais. Além disso, soluções end-to-end contribuem para a inovação ao oferecer as tecnologias mais modernas do mercado.

Com relação à questão econômica, ao reduzir a dependência de múltiplos fornecedores e plataformas, as companhias conseguem cortar taxas relacionadas à integração, suporte técnico e licenciamento das diferentes soluções. Para se ter uma ideia do impacto, um estudo da empresa de desenvolvimento web OSDB revela que soluções end-to-end permitem uma economia de até 70% nos custos de implementação e manutenção de sistemas quando comparadas com a utilização fragmentada de fornecedores.

Avaliando no quesito operacional, plataformas end-to-end representam uma alavanca para otimização dos processos. Um exemplo prático disso pode ser dado diante da transformação de cadeias de suprimentos, onde a simples adoção de aplicações integradas já possibilita uma melhor gestão do fluxo de produtos. Com uma visualização mais abrangente proporcionada pela tecnologia, a empresa assegura uma maior agilidade e capacidade de resposta às mudanças nas demandas. 

A compreensão desse cenário ajuda a entender a popularização do conceito end-to-end no mundo corporativo. A tendência se apoia numa visão holística capaz de atender a necessidade estratégica por agilidade, eficiência e competitividade. Adotar o conceito é a garantia de que cada parte do ecossistema empresarial está alinhado ao sucesso do negócio. Afinal, por que se contentar apenas com partes fragmentadas quando você pode ter o todo e de forma 100% integrada?

COMPARTILHAR ESSE POST

Renato Avelar é Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Renato Avelar

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

AUTOR

Renato Avelar é Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Renato Avelar

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

AUTOR

Renato Avelar é Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Renato Avelar

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

AUTOR

Renato Avelar é Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Renato Avelar

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

Sócio e co-CEO da A&EIGHT

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme