MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Setor de brinquedos busca qualidade e intensifica ações de Marketing no Dia das Crianças

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 7 min

DATA

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

CATEGORIA

Reportagens

<p class="titulomateria">Setor de brinquedos busca qualidade e intensifica a&ccedil;&otilde;es de Marketing no Dia das Crian&ccedil;as</p> <p>Por Guilherme Neto<br /><a href="mailto:guilherme@mundodomarketing.com.br">guilherme@mundodomarketing.com.br</a></p> <p>O setor de brinquedo tem sido impactado nos &uacute;ltimos tempos por sucessivos processos de recall de produtos. Mau funcionamento ou falha na seguran&ccedil;a s&atilde;o os motivos principais que j&aacute; leva a alguns pais a comprar com desconfian&ccedil;a esse tipo de presente para seus filhos. Esta preocupa&ccedil;&atilde;o cresce &agrave; medida que se aproxima o Dia das Crian&ccedil;as. Para as empresas, &eacute; um desafio a mais na hora de planejar as a&ccedil;&otilde;es de Marketing para esta data.</p> <p>Nos &uacute;ltimos oito anos, o Minist&eacute;rio da Justi&ccedil;a contabilizou 38 processos de recall de brinquedos. Com quatro produtos na lista, a <a href="http://www.gulliver.com.br" target="_blank">Gulliver</a> afirma que o recall n&atilde;o afeta diretamente as vendas nem a imagem da empresa, &ldquo;pois nada tem a ver com outras linhas de produto&rdquo;, afirma Paulo Benzatti, Diretor Comercial da Gulliver. Segundo ele, o recall n&atilde;o seria um aspecto negativo, mas sim &ldquo;fruto do amadurecimento das rela&ccedil;&otilde;es de consumo&rdquo;.</p> <p>A <a href="http://www.mattel.com" target="_blank">Mattel</a> corresponde por 32 dos recalls no Brasil, ou seja, 86% do total. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, em todo o mundo j&aacute; s&atilde;o 50. Procurada pelo Mundo do Marketing para comentar os crit&eacute;rios de qualidade dos produtos e a&ccedil;&otilde;es de Marketing para convencer o consumidor disso, a empresa explicou que os executivos n&atilde;o poderiam responder por estarem fora do pa&iacute;s.</p> <p><span class="subtitulomateria">Parceria com lojas de brinquedos para organizar recall</span><br />Para passar confian&ccedil;a no Dia das Crian&ccedil;as, a Gulliver fez parceria com as lojas de brinquedos de todo o pa&iacute;s onde os consumidores podem trocar os produtos Magtastik e Magnetix Jr., da fabricante canadense Mega Brands, por outros da Gulliver. Quem quiser ser ressarcido, por&eacute;m, deve entrar em contato com o SAC da empresa, onde dever&aacute; conseguir orienta&ccedil;&otilde;es para o envio dos produtos pelo correio com a promessa de devolu&ccedil;&atilde;o do dinheiro em at&eacute; 15 dias.</p> <p>&ldquo;Acreditamos que esse processo demonstra um ato de responsabilidade e respeito junto aos consumidores. Eles est&atilde;o sendo bem atendidos nesse procedimento, por meio de ampla divulga&ccedil;&atilde;o e estabelecimento de diversos pontos de troca e canais de atendimento, inclusive com uma resposta &aacute;gil, tanto no ressarcimento quanto nas trocas&rdquo;, explica o executivo da empresa em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p>Na Gulliver, a produ&ccedil;&atilde;o nacional de brinquedos da marca responde por 30% dos produtos. O restante &eacute; importado, com quase a totalidade de sua fabrica&ccedil;&atilde;o concentrada na China. Apesar das falhas, todos os produtos passaram por testes, tais como o do Inmetro e do Instituto Brasileiro de Qualifica&ccedil;&atilde;o e Certifica&ccedil;&atilde;o (IQB).</p> <p><span class="subtitulomateria">Estrela: case do setor sem recalls<br /></span>A <a href="http://www.estrela.com.br" target="_blank">Estrela</a>, por sua vez, vangloria-se por nunca ter passado por qualquer processo de recall durante seus 70 anos. A empresa trabalha com a produ&ccedil;&atilde;o de brinquedos em f&aacute;bricas brasileiras para 55% dos produtos, enquanto o restante &eacute; importado (tanto pe&ccedil;as como itens prontos) principalmente da China.</p> <p>Para garantir a qualidade, a empresa utiliza laborat&oacute;rio internos de testes referendados pelo Inmetro. S&atilde;o feitos ensaios f&iacute;sicos e mec&acirc;nicos, qu&iacute;micos, el&eacute;tricos, de verifica&ccedil;&atilde;o da rotulagem e de identifica&ccedil;&atilde;o do fabricante. &ldquo;Sempre foi uma diretriz da marca a seguran&ccedil;a dos consumidores, tanto que fomos uma das empresas a incentivar o C&oacute;digo de Defesa do Consumidor (NR: institu&iacute;do em 1990)&rdquo;, explica Aires Leal, Diretor de Marketing da empresa.</p> <p><span class="subtitulomateria">Recalls de concorrentes favoreceria Estrela<br /></span>Aires Leal explica que o processo de recall enfrentado por outras marcas acaba manchando por um momento o setor de brinquedos, o que se reflete, em um primeiro momento, na queda nas vendas no setor em todas as marcas. &ldquo;Posteriormente, no entanto, faz com que nossas vendas cres&ccedil;am, uma vez que o consumidor fica atento em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; marca e a qualidade de seus produtos, o que o leva a optar pela Estrela&rdquo;, explica o Diretor de Marketing ao site.</p> <p>Isso n&atilde;o impediu a marca de se preparar no caso do pior acontecer. Al&eacute;m do Servi&ccedil;o de Atendimento ao Consumidor, a companhia conta com uma rede de oficinas autorizadas onde podem ser efetuados consertos ou trocas de produtos em caso de recalls. Al&eacute;m disso, para evitar que a imagem da empresa seja prejudicada por conta da baixa qualidade de brinquedos falsificados, a Estrela realiza constantemente recolhimento de produtos piratas em parceria com &oacute;rg&atilde;os p&uacute;blicos.</p> <p><span class="subtitulomateria">Expectativa para o Dia das Crian&ccedil;as &eacute; alto<br /></span>De qualquer modo, as marcas de brinquedos j&aacute; se preparam para o Dia das Crian&ccedil;as. A Associa&ccedil;&atilde;o de Lojistas de Shopping esperam um aumento nas vendas de at&eacute; 12% em rela&ccedil;&atilde;o ao ano passado, com t&iacute;quete m&eacute;dio entre R$ 30 e R$ 70. J&aacute; no com&eacute;rcio virtual, a estimativa do e-bit &eacute; que as vendas subam 30%, faturando R$ 359 milh&otilde;es esse ano, com t&iacute;quete m&eacute;dio de R$ 300.</p> <p>A Estrela espera um aumento de 25% na encomenda do varejo e prepara o lan&ccedil;amento de 120 novos brinquedos para a data. Para isso, veicular&aacute; uma campanha publicit&aacute;ria e j&aacute; colocou 300 promotores para incentivar a experimenta&ccedil;&atilde;o de produtos em pontos-de-venda. O Dia das Crian&ccedil;as representa 30% do faturamento anual para a marca. Juntando com o Natal, o &iacute;ndice sobre para 70%.</p> <p>J&aacute; a Gulliver espera um crescimento de 20% nas vendas, o que anularia a baixa de 25% sofrida no primeiro semestre. Ao final do ano, a empresa almeja alcan&ccedil;ar 10% de crescimento no acumulado do ano. Para isso, prepara o lan&ccedil;amento de 13 novos brinquedos e uma campanha publicit&aacute;ria na TV paga. A marca tamb&eacute;m recrutou 40 promotores para atuar em pontos-de-venda.</p> <p><span class="subtitulomateria">Veja o que outras empresas prepararam para a data<br /></span>A Renner est&aacute; dando 20% de desconto e um t&iacute;tulo infantil em DVD nas compras de produtos infantis acima de R$ 50. Um concurso cultural no site da marca presentear&aacute; o vencedor com um videogame Playstation 2.</p> <p>A pra&ccedil;a de eventos do Shopping Metr&ocirc; Boulevard ser&aacute; palco da pe&ccedil;a &ldquo;Os Padrinhos M&aacute;gicos&rdquo;, baseado no desenho animado hom&ocirc;nimo. O espa&ccedil;o ainda ter&aacute; atividades para as crian&ccedil;as at&eacute; o dia 19 de outubro. Quem assina a cria&ccedil;&atilde;o &eacute; a ag&ecirc;ncia SM2.</p> <p>O Shopping Jardim Sul, em S&atilde;o Paulo, disponibilizou at&eacute; o dia 12 oficinas educativas para crian&ccedil;as, onde os pequenos poder&atilde;o aprender a personalizar pantufas. Para participar, basta o respons&aacute;vel apresentar um cupom fiscal no valor m&iacute;nimo de R$ 50 em compras. O shopping far&aacute; ainda desfiles para apresentar a cole&ccedil;&atilde;o infanto-juvenil primavera/ver&atilde;o 2009 das lojas que comp&otilde;em o centro de compras.</p> <p>A loja Happy Town espera aumentar em 40% as vendas. A loja de bichinhos de pel&uacute;cia personalizados aproveitou a aproxima&ccedil;&atilde;o da data para lan&ccedil;ar um clube de relacionamento com clientes, onde o consumidor poder&aacute; juntar pontos para trocar por um conjunto de roupas para o seu bicho de pel&uacute;cia. Al&eacute;m disso, a empresa lan&ccedil;a conjunto de produtos promocionais. <br />A Riachuelo dar&aacute; R$ 1,5 milh&atilde;o em brindes a cada R$ 40 em compras. Os pr&ecirc;mios v&atilde;o desde gloss das Meninas Super Poderosas at&eacute; tocadores de MP3. Uma campanha publicit&aacute;ria refor&ccedil;a a a&ccedil;&atilde;o.</p> <p>A Perdig&atilde;o realiza um concurso cultural e a promo&ccedil;&atilde;o &ldquo;comprou ganhou&rdquo; para promover os produtos da linha Turma da M&ocirc;nica. O consumidor que levar dois produtos ganhar&aacute; um caderno exclusivo dos personagens. Ser&atilde;o dois modelos produzidos especialmente para essa a&ccedil;&atilde;o. Al&eacute;m disso, um concurso cultural na internet <a href="http://www.turminhaperdigao.com.br">www.turminhaperdigao.com.br</a> dar&aacute; ao vencedor uma bolsa de estudo no valor de R$ 20 mil. A marca espalhou ainda promotores em 180 pontos de venda e distribuiu materiais de merchandising para as lojas. Quem assina a a&ccedil;&atilde;o &eacute; a MR Promo&ccedil;&otilde;es e Evento.</p> <p>A Positivo Inform&aacute;tica est&aacute; lan&ccedil;ando tr&ecirc;s pacotes com softwares educativos estrelando personagens da Disney, como Pato Donald, Rei Le&atilde;o, Peter Pan e Pocahontas. Al&eacute;m disso, est&aacute; dando de brinde um ioi&ocirc; para quem comprar um jogo de videogame da Disney.</p> <p>O Comprafacil.com espera um aumento de 120% nas vendas no per&iacute;odo de Dia das Crian&ccedil;as em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; 2007. Ser&atilde;o mais de tr&ecirc;s mil brinquedos em oferta de at&eacute; 50% &ndash; cerca de 20% dos produtos do site de com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico. O consumidor poder&aacute; parcelar as compras em at&eacute; 10 vezes sem juros.</p> <p>O hipermercado Extra sortear&aacute; cinco pacotes de viagem "fam&iacute;lia" para a Disney World. A promo&ccedil;&atilde;o &eacute; feita em parceira com a Disney e a CVC Viagens e custear&aacute; R$ 15 milh&otilde;es, a ser dividido entre as tr&ecirc;s empresas. Haver&aacute; ainda distribui&ccedil;&atilde;o de 10 mil pr&ecirc;mios e ofertas de brinquedos Disney. Algumas lojas de S&atilde;o Paulo, Sorocaba, Santos, Belo Horizonte, Bras&iacute;lia, Rio de Janeiro e Fortaleza contar&atilde;o com eventos Disney, como exibi&ccedil;&atilde;o de filmes do est&uacute;dio ou espa&ccedil;os tem&aacute;ticos de recrea&ccedil;&atilde;o. A cada R$ 20 em compras, a crian&ccedil;a ter&aacute; direito a participar de uma das atividades.</p> <p>O MorumbiShopping criou um espa&ccedil;o para as crian&ccedil;as ouvirem contos infantis e elaborarem o fim da hist&oacute;ria. A brincadeira resultar&aacute; na produ&ccedil;&atilde;o de cinco livros. As atividades acontecem at&eacute; o dia 12 de outubro, das 14h &agrave;s 20h.</p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.Semanalmente, nós nos reunimos no Clube Mundo do Marketing, um espaço exclusivo para troca de experiências entre os principais executivos do mercado.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme