<p class="titulomateria">Setor de brinquedos busca qualidade e intensifica ações de Marketing no Dia das Crianças</p> <p>Por Guilherme Neto<br /><a href="mailto:guilherme@mundodomarketing.com.br">guilherme@mundodomarketing.com.br</a></p> <p>O setor de brinquedo tem sido impactado nos últimos tempos por sucessivos processos de recall de produtos. Mau funcionamento ou falha na segurança são os motivos principais que já leva a alguns pais a comprar com desconfiança esse tipo de presente para seus filhos. Esta preocupação cresce à medida que se aproxima o Dia das Crianças. Para as empresas, é um desafio a mais na hora de planejar as ações de Marketing para esta data.</p> <p>Nos últimos oito anos, o Ministério da Justiça contabilizou 38 processos de recall de brinquedos. Com quatro produtos na lista, a <a href="http://www.gulliver.com.br" target="_blank">Gulliver</a> afirma que o recall não afeta diretamente as vendas nem a imagem da empresa, “pois nada tem a ver com outras linhas de produto”, afirma Paulo Benzatti, Diretor Comercial da Gulliver. Segundo ele, o recall não seria um aspecto negativo, mas sim “fruto do amadurecimento das relações de consumo”.</p> <p>A <a href="http://www.mattel.com" target="_blank">Mattel</a> corresponde por 32 dos recalls no Brasil, ou seja, 86% do total. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, em todo o mundo já são 50. Procurada pelo Mundo do Marketing para comentar os critérios de qualidade dos produtos e ações de Marketing para convencer o consumidor disso, a empresa explicou que os executivos não poderiam responder por estarem fora do país.</p> <p><span class="subtitulomateria">Parceria com lojas de brinquedos para organizar recall</span><br />Para passar confiança no Dia das Crianças, a Gulliver fez parceria com as lojas de brinquedos de todo o país onde os consumidores podem trocar os produtos Magtastik e Magnetix Jr., da fabricante canadense Mega Brands, por outros da Gulliver. Quem quiser ser ressarcido, porém, deve entrar em contato com o SAC da empresa, onde deverá conseguir orientações para o envio dos produtos pelo correio com a promessa de devolução do dinheiro em até 15 dias.</p> <p>“Acreditamos que esse processo demonstra um ato de responsabilidade e respeito junto aos consumidores. Eles estão sendo bem atendidos nesse procedimento, por meio de ampla divulgação e estabelecimento de diversos pontos de troca e canais de atendimento, inclusive com uma resposta ágil, tanto no ressarcimento quanto nas trocas”, explica o executivo da empresa em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p>Na Gulliver, a produção nacional de brinquedos da marca responde por 30% dos produtos. O restante é importado, com quase a totalidade de sua fabricação concentrada na China. Apesar das falhas, todos os produtos passaram por testes, tais como o do Inmetro e do Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação (IQB).</p> <p><span class="subtitulomateria">Estrela: case do setor sem recalls<br /></span>A <a href="http://www.estrela.com.br" target="_blank">Estrela</a>, por sua vez, vangloria-se por nunca ter passado por qualquer processo de recall durante seus 70 anos. A empresa trabalha com a produção de brinquedos em fábricas brasileiras para 55% dos produtos, enquanto o restante é importado (tanto peças como itens prontos) principalmente da China.</p> <p>Para garantir a qualidade, a empresa utiliza laboratório internos de testes referendados pelo Inmetro. São feitos ensaios físicos e mecânicos, químicos, elétricos, de verificação da rotulagem e de identificação do fabricante. “Sempre foi uma diretriz da marca a segurança dos consumidores, tanto que fomos uma das empresas a incentivar o Código de Defesa do Consumidor (NR: instituído em 1990)”, explica Aires Leal, Diretor de Marketing da empresa.</p> <p><span class="subtitulomateria">Recalls de concorrentes favoreceria Estrela<br /></span>Aires Leal explica que o processo de recall enfrentado por outras marcas acaba manchando por um momento o setor de brinquedos, o que se reflete, em um primeiro momento, na queda nas vendas no setor em todas as marcas. “Posteriormente, no entanto, faz com que nossas vendas cresçam, uma vez que o consumidor fica atento em relação à marca e a qualidade de seus produtos, o que o leva a optar pela Estrela”, explica o Diretor de Marketing ao site.</p> <p>Isso não impediu a marca de se preparar no caso do pior acontecer. Além do Serviço de Atendimento ao Consumidor, a companhia conta com uma rede de oficinas autorizadas onde podem ser efetuados consertos ou trocas de produtos em caso de recalls. Além disso, para evitar que a imagem da empresa seja prejudicada por conta da baixa qualidade de brinquedos falsificados, a Estrela realiza constantemente recolhimento de produtos piratas em parceria com órgãos públicos.</p> <p><span class="subtitulomateria">Expectativa para o Dia das Crianças é alto<br /></span>De qualquer modo, as marcas de brinquedos já se preparam para o Dia das Crianças. A Associação de Lojistas de Shopping esperam um aumento nas vendas de até 12% em relação ao ano passado, com tíquete médio entre R$ 30 e R$ 70. Já no comércio virtual, a estimativa do e-bit é que as vendas subam 30%, faturando R$ 359 milhões esse ano, com tíquete médio de R$ 300.</p> <p>A Estrela espera um aumento de 25% na encomenda do varejo e prepara o lançamento de 120 novos brinquedos para a data. Para isso, veiculará uma campanha publicitária e já colocou 300 promotores para incentivar a experimentação de produtos em pontos-de-venda. O Dia das Crianças representa 30% do faturamento anual para a marca. Juntando com o Natal, o índice sobre para 70%.</p> <p>Já a Gulliver espera um crescimento de 20% nas vendas, o que anularia a baixa de 25% sofrida no primeiro semestre. Ao final do ano, a empresa almeja alcançar 10% de crescimento no acumulado do ano. Para isso, prepara o lançamento de 13 novos brinquedos e uma campanha publicitária na TV paga. A marca também recrutou 40 promotores para atuar em pontos-de-venda.</p> <p><span class="subtitulomateria">Veja o que outras empresas prepararam para a data<br /></span>A Renner está dando 20% de desconto e um título infantil em DVD nas compras de produtos infantis acima de R$ 50. Um concurso cultural no site da marca presenteará o vencedor com um videogame Playstation 2.</p> <p>A praça de eventos do Shopping Metrô Boulevard será palco da peça “Os Padrinhos Mágicos”, baseado no desenho animado homônimo. O espaço ainda terá atividades para as crianças até o dia 19 de outubro. Quem assina a criação é a agência SM2.</p> <p>O Shopping Jardim Sul, em São Paulo, disponibilizou até o dia 12 oficinas educativas para crianças, onde os pequenos poderão aprender a personalizar pantufas. Para participar, basta o responsável apresentar um cupom fiscal no valor mínimo de R$ 50 em compras. O shopping fará ainda desfiles para apresentar a coleção infanto-juvenil primavera/verão 2009 das lojas que compõem o centro de compras.</p> <p>A loja Happy Town espera aumentar em 40% as vendas. A loja de bichinhos de pelúcia personalizados aproveitou a aproximação da data para lançar um clube de relacionamento com clientes, onde o consumidor poderá juntar pontos para trocar por um conjunto de roupas para o seu bicho de pelúcia. Além disso, a empresa lança conjunto de produtos promocionais. <br />A Riachuelo dará R$ 1,5 milhão em brindes a cada R$ 40 em compras. Os prêmios vão desde gloss das Meninas Super Poderosas até tocadores de MP3. Uma campanha publicitária reforça a ação.</p> <p>A Perdigão realiza um concurso cultural e a promoção “comprou ganhou” para promover os produtos da linha Turma da Mônica. O consumidor que levar dois produtos ganhará um caderno exclusivo dos personagens. Serão dois modelos produzidos especialmente para essa ação. Além disso, um concurso cultural na internet <a href="http://www.turminhaperdigao.com.br">www.turminhaperdigao.com.br</a> dará ao vencedor uma bolsa de estudo no valor de R$ 20 mil. A marca espalhou ainda promotores em 180 pontos de venda e distribuiu materiais de merchandising para as lojas. Quem assina a ação é a MR Promoções e Evento.</p> <p>A Positivo Informática está lançando três pacotes com softwares educativos estrelando personagens da Disney, como Pato Donald, Rei Leão, Peter Pan e Pocahontas. Além disso, está dando de brinde um ioiô para quem comprar um jogo de videogame da Disney.</p> <p>O Comprafacil.com espera um aumento de 120% nas vendas no período de Dia das Crianças em relação à 2007. Serão mais de três mil brinquedos em oferta de até 50% – cerca de 20% dos produtos do site de comércio eletrônico. O consumidor poderá parcelar as compras em até 10 vezes sem juros.</p> <p>O hipermercado Extra sorteará cinco pacotes de viagem "família" para a Disney World. A promoção é feita em parceira com a Disney e a CVC Viagens e custeará R$ 15 milhões, a ser dividido entre as três empresas. Haverá ainda distribuição de 10 mil prêmios e ofertas de brinquedos Disney. Algumas lojas de São Paulo, Sorocaba, Santos, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza contarão com eventos Disney, como exibição de filmes do estúdio ou espaços temáticos de recreação. A cada R$ 20 em compras, a criança terá direito a participar de uma das atividades.</p> <p>O MorumbiShopping criou um espaço para as crianças ouvirem contos infantis e elaborarem o fim da história. A brincadeira resultará na produção de cinco livros. As atividades acontecem até o dia 12 de outubro, das 14h às 20h.</p>
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