MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Setor de beleza e higiene segue em alta, avalia IPC Maps

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de out. de 2022

CATEGORIA

Reportagens

A categoria de beleza e higiene pessoal deve movimentar no País até o final deste ano cerca de R$ 170,6 bilhões, o que representa um acréscimo de 10,3% em relação a 2021, quando esse número foi de R$ 154,7 bilhões. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais.

Com um desempenho crescente desde o início da pandemia, o setor aponta, segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, para uma “perspectiva de mercado bem otimista, pois até mesmo em cenários recessivos, a população, ainda que usando máscara, não poupa recursos destinados ao seu bem-estar e à sua autoestima, inclusive a de classes sociais mais baixas”.

Nos cálculos acima, são levadas em conta despesas com artigos de higiene e cuidados pessoais, como perfume, creme, bronzeador, maquiagem, sabonete, papel higiênico, absorvente e desodorante, além de outros produtos para cabelo, pele, boca, unha entre outros.

Na contramão desse consumo desenfreado, porém, está a quantidade de comércio varejista desse setor, que engloba cosméticos, artigos médicos e óticas. De 2021 para cá, mais de 30 mil lojas foram fechadas, totalizando atualmente 290.281 unidades instaladas no Brasil.

Mundo do Marketing - Esse aumento no valor está relacionado a maior procura por itens de beleza ou pelos artigos terem ficado mais caros? Marcos Pazzini: Não temos informações neste sentido para poder quantificar a razão deste aumento, mas com certeza houve influência por conta dos preços mais altos, devido à alta da inflação e aumento de preço dos produtos, além do fato da população, de ambos os sexos, estarem mais predispostos a gastarem com produtos de higiene e beleza, por conta da vaidade e da necessidade de parecerem mais bonitos e se sentirem melhor. Mundo do Marketing - Como analisa hoje a preocupação do brasileiro com higiene e beleza?  Marcos Pazzini: O crescimento do potencial de consumo deste segmento, mesmo no período da pandemia, quando a população teve de ficar em casa e, quando saía, tinha de usar máscaras, mostra o quanto os brasileiros (independente de sexo) têm preocupação com sua aparência. É um segmento que deve continuar a crescer nos próximos anos. Mundo do Marketing - Essa queda do varejo especializado indica uma maior procura desses artigos em supermercados, farmácias ou é reflexo do maior interesse pelo e-commerce? Marcos Pazzini: Com certeza, deve-se ao maior volume de compras por e-commerce. Durante a pandemia, os consumidores passaram a comprar mais pela internet, o que acabou gerando novos hábitos de compras. Isto levou ao fechamento de muitas lojas físicas, principalmente as que estão localizadas em ruas, ou seja, o comércio de rua acabou sofrendo bastante com a necessidade de ter de ficar fechado durante o início da pandemia. Muitas dessas lojas, por não terem uma gestão profissional, acabaram não resistindo e fechando as portas. Leia também: Tendências no mercado de beleza são moldadas por realidades virtuais, aponta WGSN

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme