MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Será que entendemos mesmo estas duas palavras: Assertividade e Cooperação?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

31 de ago. de 2007

CATEGORIA

Notícias

Autor: Ricardo Tasinato


Assertividade origina-se de asserção, quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, consolidar, confirmar e declarar com firmeza.

Cooperação vem de cooperar, do latim cooperare, que significa trabalhar em comum, em conjunto, ajudar, auxiliar.

Imagine no salão de vendas da loja junto a um importante cliente conquistando a venda de sua vida, quando a loja ao lado, inicia uma promoção com o som no último volume, isso atrapalha sua concentração e o cliente não consegue ouví-lo direito, sentindo-se irritado, mas sem muito que fazer na hora evita o contato com o seu vizinho.

Logo sua assertividade foi baixa e sua cooperação para a solução também, então nesta posição fazemos pouco ou nenhum esforço para defender nossos interesses. Quando evitamos o conflito ficamos em um beco sem saída. Nenhum interesse é satisfeito e ambos sentem raiva e frustração.

Porém pode ocorre que você não queira realmente conversar com seu vizinho, por que sabe que ele está precisando de venda até mais que você, então a título de alta cooperação, e baixa assertividade, não age, levando-o a lei da acomodação. Pode reparar que quando ACOMODAMOS fazemos um real esforço para atender o interesse do outro, por outro lado não fazemos nenhum esforço para atendermos os nossos interesses.

“_ A mais assim não vai fica!”, você pensa, “_ Que barulho é esse, ele vai ver só!”.  Então você contrata um carro de som, deste de trio elétrico, coloca-o em frente da loja e pronto, para não ficar atrás ele faz o mesmo, foi altamente assertivo e pouco cooperativo, toda vez que analisamos os conflitos apenas do ângulo de nossos próprios interesses e não nos preocupamos com a outra parte, a relação vira competição, um verdadeiro cabo de força.
Voltando a nossa estória, os vizinhos chamam a polícia para reclamar do barulho.

O interessante nos três casos: o de evitar , acomodação e a competição é que todos geram uma satisfação parcial pois não tem seus desejos atendidos.

é preciso, flexibilidade, sempre há inúmeras opções para se resolver conflitos, quando abrimos mão da metade do que queremos para obtermos a outra metade conseguimos um clima de contribuição. Isso é sustentado através de da solução de compromisso, onde ambos têm obrigações claras e bem delimitadas.

Em nosso exemplo: você e seu vizinho combinarão os horários das promoções utilizando o equipamento de som e qual a estratégia no caso de precisarem de silêncio para assuntos mais específicos.

O caminho mais longo e o ideal é o da colaboração, atingisse através de um alto grau de assertividade com alto grau de cooperação, começa quando estamos dispostos a analisar as posições das pessoas e estas em relações as nossas. é preciso ouvir atentamente e conversar aberta e honestamente.
Tem que ser altamente cooperativo com os interesses da outra parte.
Define o conflito como um problema mútuo e um resultado integrativo.
Comprometimento com o processo e as promessas.

Consciente ou inconsciente, estes são mecanismos e processos que acorrem a todo o momento em nossas vidas seja profissional, pessoal e/ou familiar.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme