Considerada a evolução do SMS, a tecnologia Rich Communication Services, ou RCS, registrou crescimento global de 358% no ano passado, conforme apontam dados do relatório Messaging Trends 2024 da Infobip.
A ferramenta tem como principal diferencial a possibilidade de adicionar imagens e outros recursos multimídia às mensagens enviadas. Em campanhas de venda, a riqueza de elementos se mostra valiosa para captar a atenção do consumidor.
Outros dados levantados pela Infobip apontam que 67% dos usuários de smartphones preferem utilizar recursos de mensagem ao invés de chamadas de voz para se comunicar com as empresas, e a ascensão do RCS deverá ampliar ainda mais esta preferência.
O crescimento do RCS se encaixa adequadamente a um panorama no qual 47% das pessoas estão dispostas a gastar mais caso sejam impactadas por experiências personalizadas e 80% acreditam que novas tecnologias podem melhorar a experiência no comércio eletrônico.
Além disso, segundo Caio Borges, country manager da Infobip, as mensagens trocadas através do recurso conferem mais segurança porque são verificadas. Com efeito, o varejo deverá ser o principal setor a se beneficiar com a utilização da tecnologia.
Outro nicho que deve utilizar mais o RCS são as empresas de publicidade e Marketing, já que o canal é considerado multimídia e completo para elevar os níveis de visualização das mensagens pelo público receptor.
O setor de saúde também entra na lista dos que mais irão se beneficiar com o RCS. A tecnologia já permite que muitos pacientes realizem contato com hospitais e clínicas por meio de mensagens.
Leia também: Business messaging: 80% dos consumidores preferem se comunicar por mensagens
COMPARTILHAR ESSE POST