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Riachuelo e Leroy Merlin usam georreferenciamento para projetar expansão

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terça-feira, 23 de novembro de 2010

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Reportagens

<p>Informa&ccedil;&atilde;o e geografia n&atilde;o costumavam fazer parte do vocabul&aacute;rio do profissional de Marketing, mas s&atilde;o fundamentais para desenhar um projeto. Leroy Merlin e Riachuelo s&atilde;o algumas das empresas que j&aacute; integraram softwares em suas estrat&eacute;gias de Marketing e perceberam que geocodificar os dados dos clientes torna-se uma poderosa ferramenta de segmenta&ccedil;&atilde;o.</p> <p>A expans&atilde;o de lojas da Leroy Merlin em S&atilde;o Paulo contou com um estudo detalhado das regi&otilde;es de interesse e das que j&aacute; comportavam pontos de venda da rede. Com base nas informa&ccedil;&otilde;es coletadas, a empresa obteve dados sobre o poss&iacute;vel desempenho de vendas antes de iniciar a amplia&ccedil;&atilde;o das lojas.</p> <p>Na Riachuelo -&nbsp;que usou o MapInfo, mesmo software da Leroy Merlin -&nbsp;o objetivo foi fazer o georreferenciamento de 28 milh&otilde;es de endere&ccedil;os em S&atilde;o Paulo, codificando desde CEPs das suas lojas de rua e&nbsp;de shoppings, &agrave;s empresas concorrentes e os p&oacute;los geradores de vendas.</p> <p><strong>Dados se transformam em vendas</strong><br /> &ldquo;No varejo de moda o cliente n&atilde;o vai a apenas uma loja. Precisav&aacute;mos saber qual a menor dist&acirc;ncia entre as nossas lojas e as dos concorrentes. Integramos tudo com o banco de dados e verificamos a dist&acirc;ncia do consumidor para as lojas&rdquo;, explica Eduardo Ferraz de Campos M&ocirc;naco, Gerente de Business Intelligence da Lojas Riachuelo.</p> <p>Com a ajuda da ferramenta desenvolvida pela Geograph, a rede de vestu&aacute;rio espera abrir sete lojas e atingir 124 no total at&eacute; o final deste ano com base em uma estrat&eacute;gia de intelig&ecirc;ncia anal&iacute;tica. Al&eacute;m da expans&atilde;o, desde 2007, a Riachuelo utiliza&nbsp;o MapInfo para auxiliar nos processos de cadastramento e CRM. No primeiro caso, o cadastro para o Cart&atilde;o Riachuelo foi direcionado para as regi&otilde;es de maior potencial para prospec&ccedil;&atilde;o de clientes.</p> <p>Para transformar estes dados em vendas, o programa encontrou tr&ecirc;s etapas iniciais de planejamento. Delimita&ccedil;&atilde;o de &aacute;rea de influ&ecirc;ncia; an&aacute;lise do perfil s&oacute;cio-demogr&aacute;fico da regi&atilde;o&nbsp;e demanda residual &ndash; locais de concentra&ccedil;&atilde;o de clientes que j&aacute; t&ecirc;m o cart&atilde;o da loja.</p> <p><strong>Modelagem e Analise Preditiva</strong><br /> O mapeamento dos consumidores integrou o CRM da Riachuelo. A partir deste monitoramento, as a&ccedil;&otilde;es de relacionamento tornaram-se eventos at&eacute; para antigos clientes da rede. &ldquo;As inaugura&ccedil;&otilde;es de loja se transformaram em oportunidades para reativarmos o contato com uma base de clientes que residem pr&oacute;ximo &agrave; regi&atilde;o&rdquo;, diz M&ocirc;naco. J&aacute; a Leroy Merlin fez uma estimativa de potencial de mercado para iniciar seu plano de expans&atilde;o. O mapeamento da companhia teve foco em modelagem com cliente e faturamento.</p> <p>A modelagem &eacute; um esp&eacute;cie de raio-x das lojas da regi&atilde;o. &ldquo;A geocodifica&ccedil;&atilde;o foi feita nos endere&ccedil;os das lojas atuais com base na performance por zona, a participa&ccedil;&atilde;o com rela&ccedil;&atilde;o a rede e o ticket m&eacute;dio. Para saber qual ser&aacute; a performance de uma nova loja, preciso conhecer os clientes da regi&atilde;o e entender porque uma loja funciona melhor que a outra&rdquo;, ensina Elisabeth Miho Kotani, Gerente de Estudos de Mercado para Expans&atilde;o da Leroy Merlin.</p> <p>&ldquo;A estimativa de potencial de uma loja corresponde a onde est&atilde;o os seus concorrentes e que fatia de mercado eles atingem&rdquo;, afirma Elisabeth. Al&eacute;m de estudar o potencial de consumo de uma &aacute;rea no mapa, a Leroy Merlin se preocupa em saber em que regi&otilde;es atacar sem que a estrat&eacute;gia atrapalhe outras lojas da rede. &ldquo;Tem que saber como funciona a loja atualmente porque o par&acirc;metro &eacute; diferente para cada categoria de produtos&rdquo;, emenda a Gerente de Estudos de Mercado para Expans&atilde;o da Leroy Merlin.</p> <p>Al&eacute;m de mostrar os futuros caminhos para o desenvolvimento de estrat&eacute;gias de Marketing,&nbsp;o MapInfo oferece a Analise Preditiva. Trata-se de tecnologias e metodologias usadas para avaliar problemas em neg&oacute;cios complexos de forma combinada. &ldquo;Esta ferramenta leva em considera&ccedil;&atilde;o o volume de demanda n&atilde;o atendida, os objetivos da companhia e suas restri&ccedil;&otilde;es, as empresas concorrentes naquela regi&atilde;o e at&eacute; a situa&ccedil;&atilde;o pol&iacute;tica do pa&iacute;s&rdquo;, completa Ricardo Sahagun, Diretor de Vendas da Am&eacute;rica Latina e Caribe da Pitney Bowes Business Insight.</p>

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