Antes de fazer compras online, 45% dos brasileiros fazem pesquisas sobre o produto desejado e as empresas que o ofertam. Foi o que constatou uma pesquisa inédita realizada pela Buscar ID em parceria com a Opinion Box. A pesquisa também revelou que 66% dos consumidores estão dispostos a continuar comprando com a empresa escolhida em oportunidades futuras.
Grande parte das citadas pesquisas se destina a avaliação da imagem das marcas envolvidas. Nesse sentido, 73% dos consumidores estudam a reputação das ofertantes antes de fechar a compra. Outro ponto identificado é que o e-mail continua sendo o canal predileto das pessoas: 71% delas afirmaram preferir receber comunicações por correio eletrônico.
Além disso, a pesquisa também mostrou que leads de indicações têm uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de Marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática. Outros dados apontam que 86% dos consumidores já foram impactados por um anúncio relacionado a algo que já pesquisaram, sendo que 80% concluíram a compra após verem a propaganda.
Traduzindo os números
Sob a análise da Buscar ID, no que tange à relevância da constatação da reputação das marcas, os números ressaltam o quão importante é a oferta de produtos de qualidade, atendimento de excelência e transparência nas práticas de negócios, por parte das empresas, para garantir boas experiências aos consumidores e, ao mesmo tempo, construir uma boa reputação online.
Enquanto isso, o valor que aponta para a boa taxa de conversão gerada pelas indicações é um indicativo que reforça o poder do boca a boca, ou member get member, cujo diferencial se baseia na confiança atrelada a uma recomendação pessoal. Além de aumentar a taxa de conversão, as indicações também ajudam a construir relacionamentos mais fortes com os clientes e a aumentar a lealdade à marca.
Finalmente, sobre a visibilidade dos anúncios relacionados a produtos já pesquisados, a análise destaca a eficácia de alcance e conversão do retargeting, que permite alcançar usuários interessados em determinado produto ou serviço. No entanto, a pesquisa aponta que é essencial garantir que os anúncios sejam valiosos para os consumidores, evitando bombardeá-los com mensagens irrelevantes.
Sobre os objetivos alcançados pela pesquisa, Rodrigo Nascimento, fundador da BuscarID, comemorou a comprovação de algumas teses e ressaltou que a pesquisa contribui para a compreensão de cenários específicos, como por exemplo, a força do e-mail Marketing, que ao contrário do que se imaginava, se mantém como uma importante ferramenta.
A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2023 e ouviu 2.115 consumidores que fizeram alguma aquisição online nos 12 meses anteriores à sua realização.
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