O RD Summit começou nessa quarta-feira, dia 6, com anúncios e movimentos do mercado. Um dos mais esperados veio da própria RD Station que, durante a palestra do seu CEO, Juliano Tubino, apresentou a expansão do portfólio: agora a empresa reúne suas soluções por jornadas multiproduto, apostando na personalização para aumentar a eficiência e evoluir processos.
Como parte da estratégia, a empresa apresentou ainda evoluções em seus produtos, como o CRM, operado via WhatsApp, o lançamento oficial do RD Station Marketing focado em E-commerce e reforçou o uso de IA em todas as soluções.
O lançamento dos produtos atende a uma demanda do mercado: a dificuldade das empresas em entregar resultados, ter um planejamento e orçamento adequados para atrair as melhores oportunidades, nos melhores canais, garantindo retorno sobre os investimentos, bem como metas.
O Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, apontou que 75% das empresas brasileiras não bateram suas metas de Marketing e vendas. E, apesar do cenário desafiador, a maioria dos entrevistados (78%) tem expectativas de crescimento e metade respondeu que pretende aumentar seus investimentos em ações de Marketing .
Diante de um mercado dinâmico e desafiador, para que as empresas cresçam, é preciso sim ter tecnologia, como explicou Tubino. “Capturar novas oportunidades exige a diversificação de canais, análise de dados, colaboração entre equipes e insights para despertar estratégias mais criativas, convergentes e eficazes. Além de termos um amplo portfólio de produtos, temos clareza do valor de uma jornada que se conecta de ponta a ponta, que é totalmente possível quando trazemos essa visão", explicou o CEO.
Com esse ecossistema, a RD é capaz de entregar soluções e integrações que atendam às necessidades de cada segmento junto com educação de mercado, que sempre foi uma das das prioridades da empresa Juliano afirmou ainda que, ainda este ano é esperado mais de 50% da receita vinda de clientes que utilizam mais de um produto. “Já vemos o retorno direto com impacto de até duas vezes em suas conversões de vendas”, destacou.
Jornadas Multiproduto
A RD Station está evoluindo suas soluções para atender a quatro jornadas multiproduto:
Marketing, voltada à captação de clientes e relacionamento com suas audiências;
Marketing & Vendas, para empresas que buscam escala operacional, integração entre equipes e centralização de dados e processos;
Vendas, com foco em eficiência comercial, engajamento com seus contatos e capilaridade da força de vendas;
Ecommerce, direcionada para operações online que buscam acelerar suas vendas, ter lojas virtuais robustas e disponíveis, além de diversificar seus canais de venda via marketplaces.
Deste modo, todos os produtos do portfólio atual da companhia - RD Station Marketing, RD Station CRM, RD Station Conversas, RD Station Marketing para Ecommerce, Exact Sales e Lexos, somando à parceria com a Shopify - estão contemplados e distribuídos conforme as necessidades e impacto nas diferentes jornadas.
O Mentor IA, Inteligência Artificial da organização, percorre todas elas, aumentando o poder dos profissionais de Marketing & Vendas, automatizando tarefas manuais, direcionando melhores ações e criando experiências personalizadas e únicas. “A ideia é que nem se perceba que está usando a IA”, enfatiza Tubino.
E-commerce ganha protagonismo
O mercado de ecommerce - que faturou R$ 185 bilhões em 2023, segundo a ABComm, também tem seus desafios. Desde 2023 a empresa está atuando diretamente com o segmento, e na nova jornada de E-commerce as evoluções contemplam soluções que vão desde a criação e expansão de uma loja virtual, com a parceria junto a Shopify, que iniciou em 2023; construção e gestão da estratégia de marketing digital, com o produto recém lançado RD Station Marketing para Ecommerce; até a venda online em múltiplos marketplaces, com a Lexos, que faz parte do portfólio RD Station.
Com o lançamento do RD Station Marketing para Ecommerce, a RD se consolida na oferta de soluções para quem vende online, oferecendo uma ferramenta que ajuda empresas que possuem lojas virtuais a baterem suas metas de vendas - sem depender do investimento em mídia paga como única alavanca - e criando estratégias multicanal de forma simplificada e eficiente.
Paralelo a isso, as inovações seguem acontecendo, como o lançamento - que já está em fase de teste - do assistente virtual Personal Shopper, desenvolvido por meio da inteligência artificial da RD - o Mentor IA e conectado à Shopify. Com linguagem natural, o Personal Shopper poderá ajudar o visitante de uma loja virtual em todo o seu processo de compra, sendo capaz de ler todo o catálogo de produtos da loja (descrição, preço, características do produto e até a foto), tirar dúvidas, além de realizar o gerenciamento de seu carrinho de compras.
Parceria com a Meta vai além
Analisando as estratégias em conversacional, a RD também segue evoluindo. Desde 2022, a empresa mantém uma parceria com a Meta para potencializar seu portfólio de soluções conversacionais e, em 2024, tornou-se oficialmente Fornecedor de Soluções Empresariais (Business Solution Provider ou BSP) da companhia. Com isso, passa a oferecer aos clientes do RD Station Marketing tecnologia, soluções e serviços que ajudam as empresas a usar a API do WhatsApp Business na mensageria de negócios.
Ainda nesta temática, a RD também anunciou uma evolução importante em seu CRM, com a integração do WhatsApp. Na prática, um vendedor pode enviar comandos de voz no próprio WhatsApp e o CRM capta as informações, otimizando a organização dos seus processos e sendo uma alavanca relevante de eficiência e, consequentemente, de vendas. Esta integração está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2025.
"Temos o prazer de ter a RD Station no nosso ecossistema de parceiros. Tenho certeza de que a expertise da RD somada às possibilidades que o WhatsApp Business oferece hoje levarão soluções inovadoras aos mais de 50 mil clientes da empresa e contribuirão para reforçar o Brasil como um dos mercados líderes em mensageria de negócios", afirma Guilherme Horn, Head do WhatsApp para mercados estratégicos.
Na visão de Juliano Tubino, "o futuro da RD Station passa exatamente por ser relevante em todas essas jornadas para que cada cliente possa aproveitar ao máximo as soluções e ter um crescimento sustentável, de alto impacto. A combinação de inovação tecnológica, convergência estratégica e educação do mercado, sem dúvidas é para onde estamos mirando e no que acreditamos como missão", finalizou.
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