MADE POSSIBLE BY

Powered by

Qualy apresenta linha Reflorescer com foco em reuso

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

14 de jul. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Qualy potes reuso

A cultura brasileira de reaproveitar potes de margarina ganhou protagonismo na nova campanha da Qualy. A marca apresentou a coleção “Reflorescer”, uma linha de embalagens colecionáveis 100% recicláveis e com estampas exclusivas inspiradas na natureza. 

A iniciativa visa reforçar a conscientização ambiental e incentivar o reuso criativo dos potes no dia a dia, com a ginasta Rebeca Andrade como embaixadora e rosto da campanha.

A ação é parte de uma nova fase da campanha dos “4R’s” — Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas — que agora recebe um quinto “R”: Reflorescer, símbolo da renovação e da continuidade de práticas sustentáveis. 

A campanha foi criada pela Africa Creative e se desdobra em conteúdos para redes sociais como Instagram e TikTok, onde Rebeca mostra maneiras práticas e divertidas de transformar os potes em objetos decorativos, vasos de planta, porta-retratos e organizadores.

“Escolhemos o tema ‘Reflorescer’ porque ele conecta perfeitamente o produto ao nosso posicionamento de marca, que tem como propósito unir esforços para a construção de um futuro mais sustentável. Queremos mostrar que é possível gerar impacto positivo por meio de práticas simples e acessíveis”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing de spreads da BRF.

Visual atrativo para incentivar o reuso

Ao todo, são quatro modelos exclusivos de Qualy Cremosa com Sal, com ilustrações de flores, plantas, pássaros, borboletas e joaninhas. O visual lúdico e colorido reforça o convite ao reaproveitamento e à criatividade. “Elas se diferenciam dos potes tradicionais justamente por esse apelo visual, tornando-se mais atrativas para quem já tem o hábito de reutilizar embalagens”, completa Aline.

Segundo a BRF, cerca de 50% da população já declara reutilizar potes de margarina. “Reflorescer nasce do compromisso da Qualy com a circularidade, mas também com a cultura brasileira de reaproveitar, reinventar, ressignificar”, afirma Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.

Sustentabilidade na prática

A campanha “Reflorescer” reforça um histórico robusto de sustentabilidade da marca. Desde 2021, a Qualy mantém parceria com a eureciclo e já reciclou o equivalente a 100% dos potes de margarina vendidos no Brasil. Isso representa mais de 27,7 mil toneladas de plástico reciclado, o equivalente a 1,37 bilhão de embalagens, evitando a emissão de 48,6 mil toneladas de gases de efeito estufa.

Além disso, a iniciativa já beneficiou 124 cooperativas e operadores de reciclagem, impactando mais de 11 mil pessoas em 21 estados brasileiros, com geração de renda e apoio à cadeia de economia circular. Ao todo, são 3.690 famílias que já foram diretamente beneficiadas.

O R de Rebeca

A escolha de Rebeca Andrade como embaixadora não é por acaso. Além de ser uma das atletas mais admiradas do país, Rebeca representa valores como superação, disciplina e comprometimento — alinhados ao propósito de conscientização da marca. Nos vídeos da campanha, ela mostra como pequenas atitudes no dia a dia, como reaproveitar um pote, podem refletir em grandes mudanças quando adotadas coletivamente.

Com a nova coleção, a Qualy aposta no potencial das embalagens como agentes de transformação social e ambiental. “Queremos estimular o público a colecioná-las e usá-las como parte de uma rotina mais consciente”, conclui Aline.

Leia também: Interesse por ESG recua entre líderes no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar