A dinâmica da mudança é imparável e para construir uma estratégia de negócio, de acordo com essas alterações, é preciso entender as tendências e os perfis dos futuros clientes. E tudo está se modificando drasticamente. A tecnologia, a socioeconômica, o meio ambiente, o clima e o mundo em que vivemos influenciam os hábitos de consumo e, consequentemente, o marketing.
Na era digital de hoje, os princípios convencionais de marketing já não são mais verdadeiros. Os profissionais da área precisam se armar com as ferramentas certas e estar no topo das tendências emergentes para permanecer relevantes. Além de ter mentes criativas e analíticas, eles devem estar sempre atualizados com o cenário da indústria.
Atualmente, chegar ao consumidor é um processo complexo que requer o ajuste de esforços às inclinações emergentes. Ser o primeiro, ou pelo menos um dos primeiros, dá uma vantagem competitiva a qualquer empresa.
Mudanças e novos rumos
Junto com essas mudanças, setores que antes floresciam foram duramente atingidos, enquanto mercados novos e emergentes viram seu sucesso disparar. A indústria de alimentos aprendeu a se adaptar rapidamente para incorporar tendências de marketing digital por meio de conceitos como entregas sem contato e a utilização de plataformas online para ajudar a manter os consumidores ativos e comprando mesmo sem sair de casa.
As empresas de tecnologia e entretenimento, que já tinham forte presença online, conseguiram estender seu alcance e aumentá-lo ainda mais devido ao aumento do tempo que as pessoas passam na internet. As plataformas especializadas que brindam todo tipo de entretenimento digital, como de jogos eletrônicos e cassinos, com destaque para as caça níqueis, que são também conhecidas como slots e ganharam um sem-fim de temas e designs inovadores, estão conquistando mercado ao oferecer formas alternativas de diversão. Se existem companhias que ainda não se digitalizaram, os próximos anos certamente reforçarão a necessidade dessa abordagem. As marcas precisam pensar sobre qual será a melhor estratégia de marketing digital especificamente e, com o passar do tempo, mais tendências surgirão, permitindo que indústrias de todos os tipos entrem no mundo online e concorram com os seus rivais. Necessidades do futuro
As empresas precisam aprender novas abordagens de marketing em tempos de crise para oferecer benefícios significativos e relevantes para seus consumidores no momento em que isso é mais necessário. Justamente devido a esse fator, o marketing dentro das redes sociais chegou para ficar.
A computação em nuvem revolucionou a comunicação digital. Hoje em dia, os dados nos permitem coletar informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários, suas preferências e interesses. As marcas de comércio eletrônico precisarão continuar pesquisando tendências diferentes se quiserem ver resultados bem-sucedidos no futuro.
As companhias que estão se esforçando para transformar sua presença e estratégias online criarão uma base sólida para si mesmas contra quaisquer crises futuras, bem como atenderão melhor às necessidades dos consumidores conforme o momento ditar.
Mais projeções futuras compreendem a substituição do perfil característico de trabalho por pessoas com forte conhecimento em manipulação e interpretação de dados, os chamados "Data Analytics", mas que por sua vez equilibra a parte criativa e humana que gera a conexão com as pessoas que consomem as experiências desenvolvidas para elas.
Outra inclinação será a reivindicação de marcas com propósito e que não agridem a natureza. Elas terão que contribuir com os desafios da sociedade. Cada vez mais cientes dos crescentes desafios ambientais, os clientes das gerações presente e futuras considerarão muito mais os produtos/serviços que incentivam as pessoas a se unirem, eliminam divisões e promovem harmonia e bem-estar social.
O foco não será somente a publicidade e passará a ser também a comunicação em tempo real com as pessoas antes ou durante o momento do consumo. Veremos um consumidor cada vez mais impaciente. E por último, a inteligência artificial terá um papel fundamental na estratégia das marcas. Os profissionais de marketing sem a capacidade de aplicar essa inovação ao plano de engajamento do cliente estarão fora do mercado do futuro.
COMPARTILHAR ESSE POST