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Quais as vantagens de apostar em marketplaces para aumentar sua receita?

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Tempo de Leitura 4 min

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22 de abr. de 2021

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Reportagens

Os marketplaces foram as plataformas de vendas online que mais cresceram em 2020, fomentadas sobretudo pela pandemia da Covid-19 e a necessidade dos negócios locais se reinventarem na internet frente ao isolamento social necessário para a contenção do vírus.

Por conta disso, até agosto do ano passado, 78% do faturamento do e-commerce no Brasil veio deste tipo de plataforma, o que também colaborou para o desempenho recorde do varejo eletrônico no Brasil: R$ 87,4 bilhões de reais de receita em 2020, uma alta de 41% e o melhor desempenho do setor desde 2007.

(Até dia 23/04 por R$ 0,00) Estudo Tendência para o Varejo liberado

O que tornou os marketplaces tão atrativos?

Estrutura pronta - Uma das primeiras vantagens que desperta a atenção dos interessados em apostar nessa atividade são os custos menores em comparação com uma loja virtual tradicional. Os marketplaces já oferecem toda a estrutura necessária para o início de uma operação de e-commerce, agilizando o início do projeto, o que reduz não apenas os custos para o vendedor, que precisa se preocupar apenas em customizar o seu espaço na plataforma. Branding - Estar presente dentro de uma plataforma de uma marca conhecida como Americanas.com, Magalu ou Mercado Livre por exemplo, diminui a insegurança do cliente na compra por conta da toda a familiaridade já conquistada por essas marcas no mercado.

Mesmo marketplaces de nicho, como Enjoei.com e Elo7, já conhecidos por seus respectivos públicos, conseguem facilitar a compra e reduzir a ansiedade do cliente na outra ponta.

SEO - Começar um loja virtual do zero com um domínio próprio (endereço virtual) leva tempo até que o site seja indexado pelo Google e começa a aparecer organicamente nos resultados de busca do site. E mesmo que você aposte em estratégias de links patrocinados, todo começo leva sempre um tempo até os robôs encontrarem sua loja virtual e comecem a mostrá-la aos internautas.

Quando você aposta em um marketing, a autoridade do domínio dele (autoridade do nome da marca na internet) é dirigida em parte para sua loja on-line hospedada no marketplace, o que diminui consideravelmente o tempo para alavancar a sua loja virtual. É possível contar também com os próprios programas de incentivo dos marketplaces que ajudam os vendedores a divulgar seus produtos nas próprias plataformas, dividindo o custo do investimento em marketing e mídia, por exemplo.

Facilitação na aquisição de clientes - Todas as vantagens explicadas acima, acabam culminando em um ponto crítico para quem está dando os primeiros passos no e-commerce: a aquisição de clientes. Pegando “carona” em todos os benefícios mencionados anteriormente, somado às boas práticas de atendimento e respeito de prazos que necessitam ser mantidas, o vendedor terá grande chance de alcançar sucesso nas vendas via marketplace e angariar boas pontuação, outra variável importante para a reputação e a própria saúde financeira da loja.

Preciso estar em mais de um marketplace?

Depende. Tudo vai levar em conta a característica  do seu negócio. Algumas plataformas são mais generalistas, como as já mencionadas Mercado Livre e Americanas.com. Outras, são especializadas em determinados tipos de produtos, como Elo7, focada em itens de artesanato e produzidos à mão. Se os seus produtos têm fit por exemplo, com estas duas plataformas, é possível sim manter uma loja virtual em cada uma delas e expandir suas frentes de receita.

LEIA TAMBÉM: O guia das vendas no Mercado Livre

Contudo, quanto mais plataformas você agrega à sua marca, maior a necessidade controle e gestão dos dados. Se você precisa centralizar suas informações e operar em mais de uma plataforma, com certeza precisará de ferramentas de integração. Sem elas, você terá uma série de trabalho manuais para gerir cada uma das plataformas e poderá se atrapalhar, podendo causar uma experiência ruim para o seu cliente, seja pelo atraso no envio do produto ou por algum descuido com o mesmo.

Se você ainda está em dúvida sobre qual seria a melhor ferramenta para sua necessidade, recomendamos a leitura da review da plataforma Ideris, um agregador de serviços para marketplaces que permite ao vendedor gerir contas diferentes em  plataformas como Mercado Livre, Americanas.com além de soluções de logística. Depois da leitura, se você estiver decidido em apostar na Ideris como plataforma para gerenciar seus canais, temos uma condição exclusiva e única para quem está lendo este artigo. Você acaba de ter acesso a 15% de desconto na mensalidade da Ideris ao acessar este link e completar o seu cadastro. Esta é uma vantagem única e especial para os leitores do Mundo do Marketing. Não deixe de aproveitar, pois é por tempo limitado!


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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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