Comemora-se hoje (1) o Dia do Publicitário. E, ao que tudo indica, a profissão atrai cada vez mais estudantes. Nos últimos anos, as buscas pelo termo "publicidade e propaganda semipresencial" e "faculdade de publicidade e propaganda valor" apresentaram um aumento de 54,55% e 22,03%, respectivamente, de acordo com um levantamento divulgado pela pela Agência Conversion.
Cursos correlatos, como Relações Públicas e Jornalismo, também se mostraram estáveis nas análises. Tal atração pode começar a ser justificada pela alta do mercado. O segmento publicitário cresceu 12% em 2022 e, só no primeiro semestre daquele ano, recebeu investimentos na casa dos R$ 14,7 bilhões.
Outro fator contributivo para o interesse dos aspirantes é a natureza criativa do trabalho. Dentre as principais atribuições de um publicitário estão o atendimento às demandas empresariais dos clientes, a proposta de ações e campanhas mediante ao projeto acordado, criação e desenvolvimento de estratégias conforme as mídias e os canais adequados, adequação da comunicação de acordo com as expectativas dos clientes, entre outras.
As áreas de atuação refletem diversas oportunidades de mercado, que permitem a atuação em ambientes como agências de publicidade, órgãos públicos, veículos de comunicação variados, nos departamentos de comunicação de empresas e no mercado empreendedor – tanto como freelancer quanto como empreendedor.
Leia também: Trabalhar na Europa: publicidade e Marketing estão entre áreas com mais vagas
COMPARTILHAR ESSE POST