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Projeções para o Marketing B2B rumo a 2023

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de dez. de 2022

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Notícias

A era das ferramentas digitais solidifica aos poucos algumas práticas e conceitos específicos. Atualmente, marcas e empresas têm cada vez mais noção do poder por trás da produção e difusão de conteúdos inteligentes e da inteligência de dados. Estas percepções se confirmam na prática: segundo dados levantados pela pesquisa O Status do Marketing B2B, realizada anualmente pela Agência Intelligenzzia, 73,3% dos CMO’s declararam investir em conteúdo hoje, e 81% pretendem manter ou começar a empregar a estratégia em 2023.

Estabelecendo outra forte tendência para o ano que vem, 79,1% das empresas querem usar dados na estratégia de Marketing. Neste ano, repetindo o que se verificou em 2021, a principal métrica para a medição do sucesso de estratégias digitais continua sendo a qualidade dos leads gerados. Neste ano, a relevância do ranqueamento SEO subiu 26,6%, alta de 9,1% em comparação ao ano passado (17,5%).

Escolhido por 72% dos respondentes, o Google Ads foi eleito como a principal ferramenta para gerar leads em 2022. Conteúdos orgânicos (56,9%) e LinkedIn Ads (43,1%) também foram citados pelos entrevistados. No que diz respeito ao segundo colocado neste ranking, a pesquisa aponta a queda significativa do território do Facebook: em 2019, a plataforma era a preferida de 76,7% dos produtores de conteúdo orgânico. Atualmente, a preferência pela rede social é compartilhada por apenas 11,7% dos respondentes.

As intenções de investimento em conteúdo e em dados, no entanto, podem esbarrar em alguns detalhes que podem afetar o ímpeto das empresas. Terceirização do setor, falta de tecnologia e mão de obra qualificada, são apontadas como as barreiras mais graves.

Para Emília Bertolli, cofundadora da Intelligenzzia, a barreira técnica é um desafio crescente no mercado. A especialista afirma que as empresas têm dificuldade em encontrar mão de obra especializada, e as agências, que deveriam suprir essa demanda altamente especializada, também não conseguem, por uma série de razões. O resultado é que ao menos 52,4% das empresas não consideram que suas estratégias e processos de Marketing digital estejam consolidados.

Em 2022, as empresas deram sequência à terceirização e a descentralização dos serviços, uma tendência observada desde 2017, segundo a pesquisa. Atualmente, o número de negócios que possuem uma agência integrada para todos os serviços é de apenas 15,2%.

A tendência se reflete na saúde estratégica das empresas: 36,1% delas não utilizam qualquer ferramenta de inbound Marketing. Ao mesmo tempo, 39,3% utilizam ferramentas defasadas de análise de dados. O resultado da somatória dos imbróglios é significativo. atualmente, 75,4% de organizações não têm capacidade para analisar os dados de Marketing como querem e necessitam.

Leia também: Passo a passo para utilizar a Inteligência de Dados na construção de marcas e negócios

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