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Programa Alumni de escritórios de advocacia: uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de negócios

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

24 de nov. de 2022

CATEGORIA

Notícias

Grupos de ex-funcionários de escritórios de advocacia, que chamamos de Alumni, tornaram-se essenciais. Os escritórios sabem que construir um relacionamento para a vida, com as pessoas que trabalharam para eles, pode abrir portas, desenvolver comunidades e criar uma rede de ex-funcionários vibrante e mutuamente benéfica.

Manter contato com os ex-funcionários depois de saírem do escritório mostra que eles ainda são considerados colegas e membros valiosos da equipe. Os escritórios devem apoiá-los em todas as etapas de suas carreiras – como colegas, clientes e embaixadores do escritório.

Escritórios bem-sucedidos reconhecem que nem todos os advogados estão interessados na carreira de sócio e que as firmas não são projetadas para que cada indivíduo permaneça por toda a carreira. Se os escritórios se comprometerem, investirem e se envolverem com seus advogados, descobrirão que seus ex-funcionários ficarão muito orgulhosos de ter trabalhado em sua empresa e manterão uma linha de comunicação aberta para futuras oportunidades.

Bons relacionamentos com seus ex-funcionários que podem levar a novos negócios 

Bons contatos pessoais são vitais na maioria dos ambientes profissionais e o setor jurídico não é exceção. Alguns escritórios de advocacia já reconhecem há muito tempo o valor de manter relacionamentos fortes com ex-funcionários influentes e aspirantes, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de negócios futuros. Por meio de um grupo Alumni forte, os é possível impulsionar os negócios alavancando seus embaixadores corporativos em seus novos locais de trabalho. Esses contatos podem ser cruciais. As empresas que confiam em indicações e apresentações calorosas, em vez de “cold calls”, ao se envolver com executivos seniores de outras empresas terão uma vantagem competitiva significativa.

5 razões pelas quais os grupos Alumni são essenciais

1.    Os advogados costumam indicar negócios entre si: seja devido a um conflito de interesses, uma área de atuação que não é coberta pelo escritório ou quando eles precisam de um especialista de nicho, os advogados geralmente indicam clientes aos colegas.

2.    Advogados que mudam de escritório ganham experiência e contatos: profissionais que saem para outros escritórios de advocacia ganham mais experiência e conhecimento e podem voltar com cargos mais altos, com novas perspectivas e clientes. Temos visto isso acontecer cada vez mais, funcionários que saem e voltam para a empresa depois de algum tempo.

3.    Advogados mudam para cargos corporativos e podem se tornar clientes: ex-colaboradores podem se tornar clientes e evangelistas para seu escritório de advocacia, trazendo negócios, apresentando outros potenciais clientes e fazendo conexões úteis.

4.    Advogados iniciam negócios: profissionais que costumam sair para iniciar seus próprios negócios se tornam potenciais clientes. Com as referências sendo a maior fonte de prospecção para a maioria das empresas de serviços, ter ex-funcionários que agora estão na comunidade empreendedora também é uma ótima maneira de acessar uma base de potenciais clientes.

5.    Ex-funcionários são ótimos mentores: eles são uma fonte útil de orientação para os colaboradores atuais. Com uma compreensão da cultura corporativa de onde vieram, mas não trabalhando mais sob esse teto, eles podem fornecer conselhos úteis de carreira através de uma lente mais independente para graduados, estrelas em ascensão e aqueles que desejam algum apoio profissional.

Como os escritórios podem se manter conectados com os ex-funcionários?

Ao ingressar em um escritório, você se torna parte de sua cultura única. Diversificado e engajado, o espírito de colaboração é evidente em uma rede de ex-funcionários que continua sendo uma parte central da comunidade. As empresas devem se concentrar em comunicações, programas e eventos que ofereçam um diálogo consistente e significativo, com e entre a comunidade de ex-funcionários.

Os escritórios de advocacia podem alavancar a tecnologia de maneiras criativas para manter os ex-funcionários engajados online. Uma maneira de fazer isso é por meio de grupos no LinkedIn exclusivos para ex e atuais funcionários, onde podem ser encontrados convites para eventos e treinamentos corporativos promovidos pelo escritório, participação em discussões sobre temas relevantes, estimulando a troca de experiências e networking entre os Alumni.

Os escritórios devem se concentrar em comunicações, programas e eventos que ofereçam um diálogo consistente e significativo, com e entre o grupo Alumni. Expandir as redes profissionais e ajudar as pessoas a se reconectarem com ex-funcionários auxilia o escritório de advocacia e também ajuda ex-funcionários, criando um círculo de boa vontade e benefícios de recrutamento, redução de custos, novos negócios, camaradagem e marketing.

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Redação

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