MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Profissional de Marketing tem pós, mas não estuda

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

30 de mai. de 2006

CATEGORIA

Reportagens

<strong>Profissional de Marketing tem p&oacute;s, mas n&atilde;o estuda<br /><br /></strong>Por Bruno Mello<br />bruno@mundodomarketing.com.br<br /><br />Qual not&iacute;cia voc&ecirc; quer primeiro, a boa ou a m&aacute;? A boa &eacute; que a Associa&ccedil;&atilde;o dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) realizou &ndash; em parceria com a consultoria Toledo &amp; Associados - uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais de marketing com o objetivo de conhecer este trabalhador e realizar a&ccedil;&otilde;es que o valorizem. A m&aacute; &eacute; que, deste retrato, algumas fotos revelam dados preocupantes.<br /><br />O primeiro diz respeito &agrave; forma&ccedil;&atilde;o. Apesar de 46% terem o ensino superior completo e 43% ter cursado p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, 1/4 dos profissionais entrevistados (25%), disseram n&atilde;o saber quais s&atilde;o os mais importantes autores da &aacute;rea de Marketing. Philip Kotler &eacute; o mais conhecido por 61% dos 150 profissionais ouvidos em S&atilde;o Paulo. Depois dele, vem o brasileiro Francisco Alberto Madia de Souza, com 9% da lembran&ccedil;a da amostra.<br /><br />&ldquo;Somente 2,7% dos entrevistados leram nomes como Al Ries. Isso &eacute; imperdo&aacute;vel&rdquo;, diz Francisco Jos&eacute; Toledo, S&oacute;cio e Diretor-Geral da Toledo &amp; Associados, ao Mundo do Marketing. Ele acrescenta que &ldquo;Deu para perceber que eles n&atilde;o est&atilde;o lendo publica&ccedil;&otilde;es na &aacute;rea de marketing e isso &eacute; preocupante porque &eacute; uma atividade em que o profissional precisa estar atento ao que acontece no mercado&rdquo;, um contraste, j&aacute; que outro levantamento da mesma pesquisa indica que 64% dos profissionais afirmam que estar atualizado com as tend&ecirc;ncias, conhecer o mercado e os concorrentes s&atilde;o fatores determinantes para o sucesso na &aacute;rea.<br /><br /><strong class="texto_laranja_bold">O que voc&ecirc; quer ser quando crescer?</strong><br />Mais um dado inquietante apontado pela pesquisa foi o fato de praticamente metade dos profissionais (45%) n&atilde;o terem planejado o ingresso na &aacute;rea de marketing. &ldquo;Para mim este &eacute; o &iacute;ndice mais grave porque &eacute; como se voc&ecirc; nunca desejasse fazer medicina e, de uma hora para outra, decidisse ser m&eacute;dico&rdquo;, afirma Toledo, que acredita haver um modismo acerca da profiss&atilde;o. &ldquo;Se voc&ecirc; perguntar a um jovem que quer fazer Marketing ele n&atilde;o vai saber responder o porqu&ecirc; da escolha&rdquo;, comenta.<br /><br />O estudo tamb&eacute;m mostrou uma disparidade nos sal&aacute;rios recebidos entre homens e mulheres. Em geral, a m&eacute;dia salarial do profissional de marketing &eacute; de R$ 2.330,00, inferior &agrave; remunera&ccedil;&atilde;o de profissionais de vendas, por exemplo. Os Homens recebem R$ 3.000 e 20% deles est&atilde;o em cargo de diretoria enquanto as mulheres, das quais 77% s&atilde;o gerentes, ganham R$ 1.510 em m&eacute;dia. &ldquo;&Eacute; um dado surpreendente de um preconceito que um dia tem que desaparecer&rdquo;, ressalta Jos&eacute; Zetune, Presidente da ADVB, em entrevista ao Mundo do Marketing. Para ele a pesquisa tem como foco &ldquo;gerar reflex&atilde;o e valorizar o profissional de marketing&rdquo;.<br /><br />A an&aacute;lise tamb&eacute;m concluiu um assunto comentando por muitos executivos: os marqueteiros de hoje est&atilde;o cada vez mais jovens. Nada menos que 71% dos entrevistados t&ecirc;m entre 25 a 39 anos. Este novo profissional, entretanto, est&aacute; cada vez mais fiel &agrave;s empresas em que trabalha. Em m&eacute;dia, os entrevistados atuam na atual empresa h&aacute; 6 anos e, no total, em quase tr&ecirc;s empresas em um prazo m&eacute;dio de 11 anos como profissionais de marketing.<br /><br /><a href="../downloads/PesquisaMarketingADVB.zip">Baixe a pesquisa na &iacute;ntegra</a>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme