Pós-graduação, cursos de extensão, MBA, in Company, Mestrado Profissional. São muitos os formatos de cursos para quem busca se desenvolver profissionalmente. Com o surgimento frequente de novas ferramentas e com a maior oferta de informação, surge entre os profissionais a sensação de que é preciso buscar conhecimento constantemente para não ficar desatualizado. Mesmo com tantas novidades aparecendo, os gestores de Marketing demonstram estar mais preocupados em adquirir mais informações nas áreas em que já atuam. Isto é o que mostra a pesquisa “Competências de Marketing, Trade e Vendas”, conduzida pelo Mundo do Marketing em parceria com o Grupo Toolbox, que teve como objetivo entender o que os profissionais fazem para continuar se desenvolvendo.
As três áreas com maior interesse entre as analisadas são Comunicação Digital, Key Account Management e Consumo e Pós Modernidade, aponta o levantamento. Entre os profissionais que atuam em Marketing, as áreas com maior interesse em desenvolvimento são Comunicação Digital, Digital Marketing e Comportamento do Consumidor. Em Trade/Shopper Marketing se destacam Shopper Marketing, Trade Marketing, Estratégia de Canais, Comunicação no PDV e Comportamento do Consumidor. Para Vendas, se destacam Estratégia de Canais, Comunicação no PDV, Gestão de Clientes e Inteligência de Mercado.
Apesar de saber que é preciso se especializar, muitos profissionais ainda sentem dificuldade na hora de escolher a melhor oferta. “Na área em que a pessoa é especialista, ela sempre quer ter o conhecimento de ponta. Por isso essa preocupação maior nas áreas em que já atuam. Além disso, são muitas opções, como cursos abertos, de curta duração, especialização, MBA, in Company e as pessoas, em geral, não sabem realmente do que elas precisam. Elas têm a sensação de que estão desatualizadas, que não estão trabalhando com as ferramentas mais atuais, mas não sabem onde buscar conhecimento, pois há muitas opções, formatos e escolas”, explica Alexandre Salvador, Professor da Pós-Graduação ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Interesse em novidades
Além de buscar conhecimento nas áreas em que já atuam, há, também, grande interesse por temas atuais em grande evidência, como aplicações em big data, marketing digital e canais de distribuição. “é natural haver menos conhecimento acumulado sobre áreas novas, como o Marketing digital, big data, analytics, shopper Marketing. Por isso mesmo é surpreendente o alto interesse corporativo por assuntos como trade marketing e gestão de contas. Em nossos workshops com clientes temos percebido que há uma grande atração das empresas por conhecimento de alto impacto no curto prazo. Metodologias capazes trazer soluções aplicadas “de dentro para fora” são essenciais para formar agentes de transformação, especialmente em épocas de crise”, comenta Rafael D’Andrea, Sócio do Grupo Toolbox.
Para se matricular em um curso, o profissional deve conhecer muito bem quais são os seus objetivos para encontrar um conteúdo que realmente fará a diferença na vida dele. “Quem tem competências a serem desenvolvidas e níveis básicos ou intermediários de conhecimento será um excelente cliente para uma pós-graduação ou MBA. Já quem tem um pequeno grupo de competências, mas muito desenvolvidas, talvez seja melhor optar por algo in Company. Pois ao optar por um curso regular, essa pessoa pode se frustrar por já ter conhecimentos superiores ao que será discutido em sala de aula”, exemplifica Salvador.
Antes de tudo o profissional precisa se conhecer, ter um inventário de seus conhecimentos. Poucas pessoas param para analisar o que elas aprenderam na faculdade, no trabalho e em uma pós. “Isso é fundamental para saber quais são os conhecimentos necessários a serem adquiridos. Muitas vezes as pessoas não sabem o que elas precisam saber, que decisão precisa tomar e quais conhecimentos necessários para tomar a decisão. Somente depois disso ela será capaz de buscar coordenadores de cursos ou colegas que já tenham essa habilidade desenvolvida para buscar orientação”, finaliza Alexandre Salvador.
Veja quais são as áreas menos desenvolvidas, mais desenvolvidas e áreas de maior interesse em desenvolvimento em Marketing, Trade e Vendas.
Marketing
áreas menos desenvolvidas
áreas mais desenvolvidas
Maior interesse em desenvolvimento
Big Data no Varejo
Design Thinking
Geomarketing
Gestão por Indicadores
KAM
Métodos Quantitativos
Omnichannel
Prevenção/Reversão de Perdas
TCC
Análise Mercadológica
Branding
Comportamento do Consumidor
Comunicação Digital
Comunicação no PDV
Marketing Estratégico
Merchandising
Negociação e Comunicação
Pesquisa de Marketing
Planejamento de Marketing
Branding
Comportamento do Consumidor
Comunicação Digital
Design Thinking
Comunicação Digital
Gestão de E-commerce
Inteligência de Mercado
Marketing Estratégico
Planejamento de Marketing
Trade / Shopper Marketing
áreas menos desenvolvidas
áreas mais desenvolvidas
Maior interesse em desenvolvimento
Design Thinking
Geomarketing
Gestão de Crise de Marca
Gestão de E-Commerce
Métodos Quantitativos
Omnichannel
Previsão e Reversão de Perdas
Resolução de Problemas
Processo de Inovação
TCC
Análise Mercadológica
Branding
Comportamento Consumidor
Comunicação no PDV
Estratégia de Canais
Segmentação
Marketing Estratégico
Merchandising
Shopper Marketing
Trade Marketing
Visual Merchandising
Análise Mercadológica
Comportamento do consumidor
Comunicação no PDV
Estratégia de Canais
Segmentação
Gerenciamento de Categorias
Inteligência de Mercado
Merchandising
Shopper Marketing
Trade Marketing
Vendas
áreas menos desenvolvidas
áreas mais desenvolvidas
Maior interesse em desenvolvimento
Consumo e pós modernidade
Design Thinking
Marketing Digital
Geomarketing
Gestão de Crise de Marca
Gestão de E-commerce
Métodos Quantitativos
Omnichannel
Resolução de Problemas
Storytelling
TCC
Análise Mercadológica
Comportamento do Consumidor
Comunicação no PDV
Estratégia de Canais
Segmentação
Gestão de Clientes
Gestão de Vendas
Negociação e Comunicação
Análise Mercadológica
Comportamento do Consumidor
Comunicação no PDV
Estratégia de Canais
Segmentação
Gerenciamento de Categoria
Gestão de Clientes
Gestão de Vendas
Inteligência de Mercado
Negociação e Comunicação
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