Recentemente, o Mundo do Marketing se empenhou em trazer à tona a discussão sobre a absorção de profissionais mais experientes pelo mercado de trabalho, em especial, nas fileiras do Marketing. O esforço apontou que a média de idade dos profissionais de Marketing ativos flutua entre 26 a 35 anos e que o etarismo é um problema real e está impactando a carreira de profissionais que ainda têm muito a oferecer.
Curiosamente, uma pesquisa divulgada pela HRTech, startup de soluções para RHs, apresenta dados que tornam inexplicável a predisposição das empresas em buscar profissionais mais jovens e ignorar os mais velhos. Contextualizando a pesquisa, a startup analisou trabalhadores de diferentes gerações sob os parâmetros de três competências profissionais: resiliência, flexibilidade e liderança.
Em todos os cenários, a performance dos membros da Geração Z, cujos integrantes mais antigos completam exatamente 26 anos em 2023, foi superada pela atuação de profissionais que pertencem às gerações mais antigas, mais especificamente, Baby Boomers, Geração X e Geração Y.
No recorte que avaliou a performance em termos de resiliência, competência que consiste em entender o momento, demonstrar mais flexibilidade para atuar em circunstâncias de crise, os trabalhadores que pertencem à Geração Z obtiveram a nota 57, enquanto a Geração X conquistou 64, Y 62 e os Baby Boomers lideraram com 65.
Em relação à flexibilidade, competência que descreve a capacidade de adaptação às mudanças e ao fluxo no ambiente de trabalho, a Geração Z também apresentou desempenho inferior às demais, e obteve apenas 56 pontos contra os 61 conquistados pelas outras três gerações.
Finalmente, o parâmetro liderança registrou a maior discrepância entre a Geração Z e os profissionais mais experientes. Aos zoomers, a pesquisa deu a nota 46 - oito pontos a menos do que o registrado pela Geração Y (54), terceira colocada neste ranking. Neste recorte, a Geração X obteve nota igual a 58 e os Baby Boomers, com 60 pontos, lideraram também neste quesito.
Para realizar a pesquisa, a HRTech ouviu 4.859 pessoas de sua base de usuários e analisou o comportamento e as competências dos profissionais pertencentes a cada geração no ambiente de trabalho. A amostra foi dividida da seguinte maneira:
- Gen Z: 1.851 indivíduos;
- Gen Y: 1.956;
- Gen X: 1.002;
- Baby Boomer: 50.
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