O uniforme criado pela Riachuelo para a participação do Time Brasil na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris está no centro de duras críticas tecidas por internautas, influenciadores e atletas. A co-criação entre COB e Riachuelo levou dois anos para ser concluída e envolveu um processo de trocas e aprovações mútuas entre as partes.
Irritado com a repercussão, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, veio a público nesta quarta-feira, 24, e rebateu as críticas. Em nota, o mandatário afirmou que o evento para o qual os uniformes foram criados não é o Paris Fashion Week, mas os Jogos Olímpicos – o foco do COB.
Wanderley ressaltou que o lançamento rendeu comentários excelentes, que podem ser vistos em vídeos postados pelos próprios atletas nas redes sociais. As declarações, no entanto, serviram para ampliar ainda mais as críticas tecidas ao Comitê, criticado também pela qualidade dos materiais de competição oferecidos aos esportistas.
Nas redes sociais da Riachuelo, internautas apontaram as falhas do traje e destacaram as diferenças entre o uniforme brasileiro e as vestes apresentadas por outras delegações. Os usuários defenderam a ideia de que a marca errou ao tentar exaltar o posicionamento de venda de peças acessíveis nesta campanha.
Personalidades relevantes no mercado nacional, como Anitta, também criticaram o lançamento. No X, antigo Twitter, a cantora escreveu que “o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades”, ressaltando que o uniforme representa a desvalorização dos atletas nacionais.
Em entrevista ao UOL, Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo, explicou que a ideia original do design é contar a história da fauna e da flora brasileira e exaltar o trabalho das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, unindo a maior parte destes elementos em uma peça só, com a roupa básic bebe do lado europeu, minimalista, no conceito menos é mais.
A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris 2024 acontece na próxima sexta-feira, 26, às 14h30 no horário de Brasília.
Leia também: Ralph Lauren vestirá atletas do Team USA na abertura das Olimpíadas de Paris
COMPARTILHAR ESSE POST