Preço (66%), qualidade do produto (60,1%), promoções e descontos (59,8%). Estes foram os principais fatores de decisão de compra apontados pelos respondentes da pesquisa “Tendências de Bens de Consumo para 2024", realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box.
A pesquisa destaca que os três fatores impactam a decisão de compra dos brasileiros de maneiras diferentes dependendo dos estratos sociais nos quais os compradores estão inseridos. Nesse sentido, 75% dos respondentes das classes A e B priorizam a qualidade, enquanto 57% das classes C, D e E demonstram atenção a esse aspecto.
Para Roberta Atherino, head de Produto da Horus, os fatores de decisão evidenciam a necessidade cada vez maior de estratégias personalizadas para atender diferentes perfis de consumidores. Ela reforça, contudo, que o custo continua a ser um elemento crucial, especialmente em um momento econômico desafiador para muitos brasileiros.
Complementando a discussão, Carlos Schmiedel, head executivo da Predify, destaca que, neste panorama, empresas precisam se esforçar para compreender tanto as práticas de precificação da concorrência quanto como os consumidores reagem aos preços para ajustar estratégias que garantam competitividade, atratividade e transparência aos olhos do consumidor.
A busca pela melhor opção
Encontrar o melhor preço nem sempre é uma tarefa simples. Prova disso é que 77% dos entrevistados afirmaram que sempre procuram varejistas que estão em promoção e mais de 50% disseram que sempre comparam o preço entre as marcas que consideram adquirir.
Adicionalmente, 80% dos entrevistados acompanham as promoções de produtos específicos que querem comprar e 64% comparam preços de mercados grandes com mercados de bairro, conhecidos pela comodidade oferecida durante a jornada de compra.
Outro método de comparação é oferecido pelos canais online: 72% dos consumidores afirmam que pretendem aumentar a frequência de compras de bens de consumo no modelo online em 2024. Atualmente, pouco mais da metade das pessoas (52%) ainda preferem fazer todas as compras de supermercado em lojas físicas.
Naturalmente, além de oferecer preços competitivos para dar aos consumidores o poder de escolha, empresas precisam garantir que os produtos possam ser encontrados nos pontos de vendas. Ao não encontrarem o item que desejam na loja de costume, 33% dos consumidores procuram por ele em outra loja e 37% compram outra marca.
Leia também: Busca por economia leva 47% dos brasileiros a abandonar suas marcas favoritas
COMPARTILHAR ESSE POST