MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Por que comunicadores estão assumindo papéis de contratação e gestão de pessoas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

29 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Comunicadores estão comunicando a contratação de novos funcionários: em 88% das empresas avaliadas pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), os gestores da área de comunicação assumem o papel de gerir pessoas e definir as contratações em 72% dos casos de aquisição de novos colaboradores.

A pesquisa aponta que as funções estão diretamente ligadas à, quem diria, expertise comunicativa destes profissionais. Entre as principais competências e habilidades, entendidas pelos participantes como necessárias para uma gestão eficaz de pessoas, destacam-se a comunicação clara e efetiva (58%), a capacidade de analisar e tomar decisões (57%) e a visão estratégica (53%). Também se destacam competências como a capacidade de gerenciar conflitos (38%), a inteligência emocional (37%) e a escuta ativa (37%).

Neste panorama, o processo de gestão de desempenho dos colaboradores da área é o que envolve mais variáveis. A atuação dos líderes de comunicação passam pelo desdobramento dos objetivos de desempenho (58%) e fornecimento de feedback ao colaborador (81%), pelas avaliações de potencial (77%), comportamento (77%), e de competências (73%), até o alcance dos objetivos individuais (73%), dos resultados (73%) e da aderência aos valores organizacionais (72%).

Outros comunicadores também assumem a responsabilidade de lidar com a percepção do colaborador a respeito das suas oportunidades de crescimento profissional (56%) e promover a inovação e a criatividade nas equipes (52%). Além disso, gerenciar as expectativas salariais da equipe (47%), gerir o desempenho e a produtividade (45%) e desenvolver e capacitar os colaboradores (40%) são exigências comuns.

No que diz respeito à gestão de orçamento, no entanto, 73% dos participantes enfrentam ao menos um tipo de desafio ao gerir esses recursos, como a falta de informações estratégicas e essenciais (26%) e a integração eficiente do processo orçamentário (23%). A maioria (86%), desenvolve projetos formais que são previstos em orçamento (70%) e estão alinhados às estratégias do negócio (74%).

O aumento do escopo do projeto em andamento (45%) e saber dizer "não" de forma coerente (35%) são os principais desafios apontados pelos participantes na gestão de projetos da área de Comunicação.

Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão e o fluxo do trabalho, segundo Qntrl

Metodologias ágeis Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme