Pódio olímpico do e-commerce: as marcas que viram crescimento durante os Jogos de Tóquio Bruno Mello 5 de agosto de 2021

Pódio olímpico do e-commerce: as marcas que viram crescimento durante os Jogos de Tóquio

         

Empresas viram procura por skates, patins e surfe explodirem acompanhando o desempenho dos atletas brasileiros

Pódio olímpico do e-commerce: as marcas que viram crescimento durante os Jogos de Tóquio
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Wöllner, marca carioca que vesteu delegação brasileira teve coleção esgotada após desfile dos atletas na abertura dos Jogos Olímpicos.

(FOTO: Patrick Smith/Getty Images)

Enquanto muitas marcas mantém seu apoio discreto às Olimpíadas de Tóquio, outras estão literalmente surfando no bom desempenho do Brasil em algumas modalidades. O e-commerce registrou aumento de busca considerável em categorias esportivas como “skate” e “surfe” por conta de nomes como Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.

A loja virtual da Centauro obteve um crescimento de 400% nesse período dos Jogos Olímpicos em produtos relacionados ao skate, resultado influenciado consideravelmente pelo desempenho de Rayssa, medalha de prata na modalidade, estreante nas Olímpiadas e também pelo desempenho de Kelvin Hoefler, primeiro atleta medalhista na edição deste ano.

O mesmo aconteceu com a categoria de surf o e-commerce da Centauro, após a medalha de ouro de Ítalo Ferreira – a marca viu um crescimento de 100% na busca relacionados ao esporte em comparação ao período anterior à vitória do atleta. Ainda no mesmo período, a plataforma OLX registrou um crescimento de 41% de compra de pranchas, acompanhado de um crescimento de 26% de buscas na categoria.

Quem também teve um pico de procura e vendas na categoria foi o Mercado Livre, que notou um crescimento de 50% nas vendas de skates e patins  – o maior crescimento desses produtos em 2021. A Netshoes, subsidiária do Magalu, foi outra marca que conseguiu um bom resultado por conta do “efeito olímpico” no e-commerce, registrando crescimento de 79,7% nas vendas de skates e patins em 26 de julho. O site aproveitou o “boom” do momento e ofereceu 70% de desconto nos produtos da categoria para impulsionar o resultado.

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Mercados paralelos também alcançam bons resultados no pódio do mercado

A grande procura afeta não apenas a venda dos itens necessários para a prática esportivas: os serviços paralelos também registraram um consideravel crescimento no período. Para efeito de exemplo, o site Get Ninjas, plataforma de contratação de serviços viu um aumento de 165% na procura por aulas de skate em julho na comparação ao mês anterior.  O mesmo aconteceu com o serviço de streaming da Globo, o Globoplay + Canais Ao Vivo, que experimentou um crescimento de 827% no consumo durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio segundo dados da própria empresa, o que representa uma alta de nove vezes maior em relação à normalidade.

A moda também é outra categoria que saiu medalhista nesta edição das Olimpíadas. A marca carioca Wöllner, responsável por vestir os atletas da brasileira durante a cerimônia de abertura dos Jogos faturou, em uma manhã de sexta-feira, R$ 40 mil com a venda da coleção olímpica no e-commerce, que esgotou rapidamente. O resultado impactou até os canais de redes sociais da marca, que ganhou em apenas um dia 5 mil seguidores, segundo dados da grife.


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