No panteão dos métodos e formatos de pagamento mais queridos pelos brasileiros, Pix e pagamentos parcelados possuem assentos especiais. E se, sozinhos, os agentes já facilitam a vida do consumidor nacional, o Pix Parcelado, fruto da união entre os dois, oferece um mundo de benefícios que, sob as lentes do bom senso, não devem ser ignorados pelo mercado brasileiro.
Além de possibilitar uma experiência fluida para o consumidor e otimizar o tempo na jornada de compra, o Pix Parcelado também democratiza o acesso a pagamentos a prazo. Isso porque um a cada três brasileiros não possui cartão de crédito e, dentro do grupo que possui, grande parte têm um limite de cartão de crédito abaixo do seu poder de compra.
Segundo dados da consultoria GMattos, as compras não aprovadas por falta de limite no cartão passam de 100 bilhões de reais por ano, e por isso, o Pix Parcelado pode ser uma ferramenta importante para garantir que esse valor não se perca.
Além disso, a modalidade pode figurar como uma importante alternativa de pagamento para millenials e zoomers - 70% dos membros dessas gerações declaram não gostar de usar cartão de crédito, por medo de cair na armadilha dos juros rotativos caso não consigam fazer um dos pagamentos.
Pensando no potencial do Pix Parcelado, a Pagaleve listou cinco vantagens da modalidade. Confira:
1- Controle financeiro
O Pix Parcelado permite que os consumidores tenham acesso a compras mais complexas, que constituem necessidades e desejos, sem perder o controle financeiro e sem precisar se preocupar com juros.
2- Democratização do acesso à produtos e serviços
O novo método para parcelar as compras contribui para impulsionar a economia, além de tornar mais acessível a aquisição de produtos e serviços com valores mais elevados. Segundo Henrique Weaver, CEO da Pagaleve, um consumidor que poderia levar somente um item pagando à vista, passa a poder levar 2 ou mais já que a modalidade elimina o uso do cartão.
3- Ausência de juros
Um dos principais motivos pelos quais os consumidores preferem o Pix Parcelado é a ausência de juros, o que representa uma economia significativa em comparação com outras formas de pagamento, como cartões de crédito, que divulgou a taxa de juros rotativos de até 411,5% ao ano, maior patamar desde agosto de 2017, segundo dados do Banco Central.
4- Preservação do limite do cartão de crédito
Para os consumidores que já estão acostumados a usar o cartão de crédito, o Pix Parcelado pode ser uma alternativa de pagamento para evitar o uso total do limite do cartão nas compras.
5- Aumento de meios de pagamento e diminuição do abandono de pedidos
31% dos consumidores já desistiram de finalizar uma compra online porque não podiam pagar da maneira desejada, segundo uma pesquisa do Octadesk. A facilidade do parcelamento Pix contribui para a diminuição dessas desistências, tornando a jornada de compra do consumidor mais eficiente e otimizada, o que, por sua vez, contribui para a fidelização dos clientes.
Leia também: Pix avança no Brasil e conquista novos setores econômicos
COMPARTILHAR ESSE POST