A APAS Show termina nesta quinta-feira, dia 16. Como esperado, a feira suscitou o compartilhamento de insights valiosos para o futuro das marcas, levando importantes líderes de negócios ao palco para dar palestras esclarecedoras.
Na quarta-feira, dia 15, João Branco, consultor da V4 Company e ex-CMO do McDonald's, falou sobre as falhas das estratégias pautadas pelo bombardeio de informações na palestra "O Marketing mudou! Impactos para os supermercados".
O executivo também falou sobre a importância de compreender as necessidades dos consumidores para que as marcas possam servi-los em momentos de real necessidade, compartilhando novos momentos. Nesta frente, João relembrou que a consistência é a chave para o sucesso.
Outros executivos palestraram ao público na quarta-feira, e o tema pessoas no centro – em especial, o consumidor – foi uma variável comum aos discursos apresentados. Veja o que eles disseram:
E-commerce Rentável
Líder de Negócio de Consumíveis da Amazon, Maria Eduarda Cyreno trouxe alternativas para rentabilizar o e-commerce do supermercado. A palestrante abordou meios para transformar o e-commerce não apenas em um canal de vendas, mas em um pilar sólido para o crescimento e a expansão dos negócios.
Entre estes pilares, Cyreno ressaltou a importância das estratégias com foco total no cliente – que devem ser o alvo de uma “obsessão” saudável por parte das empresas – e reforçou a necessidade de conhecer os stakeholders da marca.
Como construir um legado para um futuro sustentável Consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental, social e de governança na hora de escolher onde comprar e quais produtos adquirir. Em função disso, há uma disposição crescente para pagar mais por produtos e serviços que demonstrem comprometimento com práticas sustentáveis, especialmente aquelas com foco local.
Este foi o tema da palestra ministrada pelos executivos Samuel Vanio Costa Junior, Eduardo M. Aron e Ricardo Contrera. O trio discutiu o potencial do mercado varejista como um aliado das práticas de sustentabilidade.
Desenvolvendo marcas influentes
David Roth, CEO da The Store, The WPP Global Retail Practice e presidente do Grupo BAV, compartilhou insights em sua palestra sobre o desenvolvimento de marcas influentes e destacou a importância da IA na economia de tempo e custos.
Roth ressaltou que a influência é a chave para o sucesso das marcas e destacou o poder de conduzir emoções e atrair investimentos. O palestrante exibiu atributos essenciais para criar influência de marca, destacando a inovação, confiabilidade, propósito e autenticidade, entre outros.
Ao citar exemplos de marcas inovadoras, como Lego, apenas dois ou três atributos são necessários para criar uma influência significativa. Roth também discutiu o papel da criatividade e reforçou a importância de as marcas serem centradas no ser humano, não apenas no consumo, de uma forma que a humanização fique evidente.
Fomentando a Diversidade e a Representatividade
Jandaraci Araujo, conselheira fiscal da Vetor Brasil, Vale S.A e do Instituto Inhotim, falou sobre os desafios da diversidade e inclusão no mercado de trabalho, apesar de as pessoas com deficiência representarem 9% da população e a comunidade LGBTQIAPN+, de aproximadamente 15%.
Estratégias empresariais focadas na diversidade têm demonstrado resultados positivos, com um aumento de cerca de 21% nos lucros associados à diversidade de gênero e 33% à diversidade racial.
Considerando o cenário, Araújo reforçou que é é essencial investir em capacitação contra a discriminação para promover ambientes de trabalho mais inclusivos e éticos, ressaltando que pessoas diversas precisam participar das estratégias das empresa para a criação de uma gestão humanizada.
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