MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Perfis de consumidores nas compras

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de dez. de 2007

CATEGORIA

Notícias

<p><strong>Perfis de consumidores nas compras</strong></p><p>A Capital Pessoal, ag&ecirc;ncia de intelig&ecirc;ncia e inova&ccedil;&atilde;o focada no comportamento e em tend&ecirc;ncias, formatou o comportamento do consumidor em tr&ecirc;s perfis na hora em que v&atilde;o &agrave;s compras. Conhe&ccedil;a cada um deles. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Perfil &ldquo;Sess&atilde;o da Tarde&rdquo;: eles querem passear</span> <br />Em sua maioria s&atilde;o mulheres das classes A, B e C numa faixa de idade bastante extensa 20-60 anos (com filhos entre 6 e 24 anos ou sem filhos) casadas, que n&atilde;o trabalham, ou trabalham meio per&iacute;odo ou&nbsp;s&atilde;o aposentadas. Mostram-se muito dedicadas aos filhos e &agrave; fam&iacute;lia, gostam de aproveitar o tempo com eles. S&atilde;o carinhosas e afetivas, adoram presentear e preparar pequenos mimos a toda hora.</p><p>Quando se dirigem a um centro de compras, como shoppings centers, ou mesmo pequenas feirinhas ou galerias, relacionadas &agrave; produtos n&atilde;o perec&iacute;veis, esse perfil de consumidor deseja muito mais do que suprir necessidades b&aacute;sicas de consumo: eles querem passear, fazer cursos e&nbsp;olhar as vitrines. Suas principais vontades s&atilde;o: se divertir, relaxar, agradar a si mesmos e aos outros, presentear, demonstrar carinho e cuidar de quem se ama.</p><p>Por isso, no ambiente de compras procuram atividades para as crian&ccedil;as (teatrinho, programas educativos, brinquedoteca, eventos em geral), cinema e pra&ccedil;a de alimenta&ccedil;&atilde;o. E na sacola de compras, sempre levam algum &ldquo;mimo&rdquo;: roupas, brinquedos, perfumes, docinhos, chocolates, artigos de toilet, etc).</p><p><span class="texto_laranja_bold">Perfil &ldquo;Turista&rdquo;: eles querem se informar</span><br />Ao contr&aacute;rio do perfil &ldquo;sess&atilde;o da tarde&rdquo;, aqui encontramos homens e mulheres mais jovens, de 18 &agrave; 35 anos, principalmente solteiros e&nbsp;sem filhos. Tratam-se de pessoas din&acirc;micas, atualizadas e com refer&ecirc;ncias sobre cultura, tecnologia e moda (o maior desejo &eacute; aumentar seu repert&oacute;rio cultural). S&atilde;o atra&iacute;dos por itens diferentes, sobretudo por novidades e informa&ccedil;&atilde;o que venha para somar. </p><p>Aliado a isso, est&aacute; a vontade de passar o tempo, encontrar os amigos, esfriar a cabe&ccedil;a, comer &ldquo;porcarias&rdquo;&nbsp;(doces / junk food) e descontrair. Em suas incurs&otilde;es por ambientes consumistas, desejam suprir sua fome pelo novo e ao mesmo tempo esfriar a cabe&ccedil;a. Est&atilde;o &agrave; procura de novidades, checar se existe algum evento, show, ou exposi&ccedil;&atilde;o naquele ambiente, adoram passar o tempo na pra&ccedil;a de alimenta&ccedil;&atilde;o ou no cinema, numa rela&ccedil;&atilde;o pautada pela praticidade, conveni&ecirc;ncia e descontra&ccedil;&atilde;o depois do trabalho ou da faculdade para fazer um lanche, encontrar os amigos ou realizar pequenas compras. Na sacola de compras, existe sempre algo diferente, de impulso, que chamou sua aten&ccedil;&atilde;o ou uma comprinha de &uacute;ltima hora.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Perfil &ldquo;Pac Man&rdquo;: eles querem comprar tudo</span><br />Essa categoria compreende homens e mulheres numa ampla faixa et&aacute;ria, geralmente casados ou comprometidos. S&atilde;o hiperconsumistas, exigentes, gostam de muita variedade (pre&ccedil;o e produto) e procuram por absoluta efici&ecirc;ncia na compra: ampla oferta de lojas (quantidade e variedade), atendimento especializado e servi&ccedil;os diversificados. </p><p>S&atilde;o pessoas objetivas e pr&aacute;ticas, que fazem uma distin&ccedil;&atilde;o bem marcada entre compra e passeio. Por isso, s&atilde;o atra&iacute;dos por um mix de produto diversificado, para fazer todo tipo de compras (desde coisas para casa at&eacute; artigos pessoais). Sua necessidade principal consiste em realizar &oacute;timas compras, sentir que comparou os melhores produtos e pre&ccedil;os, economizar tempo, encontrar, sobretudo, muita variedade. </p><p>Eventualmente fazem alguma parada na pra&ccedil;a de alimenta&ccedil;&atilde;o ou no cinema. Na sacola de compras, encontram-se artigos apenas necess&aacute;rios para o dia a dia ou para uma ocasi&atilde;o espec&iacute;fica (coisas para casa, material para o trabalho, roupas para uma festa, etc.).</p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme