Embora a confiança na Inteligência Artificial seja crescente, os profissionais ainda não estão prontos para delegar todas as tarefas à tecnologia. Atividades como integração de novos funcionários, treinamentos e segurança de dados são preferencialmente supervisionadas por humanos, segundo dados do estudo Trusted Autonomus Future, da Salesforce.
A pesquisa mostra que a IA já está inserida no cotidiano profissional de 77% dos entrevistados e aponta ainda que a maioria dos profissionais prefere utilizar a tecnologia de forma colaborativa, como apoio em suas tarefas diárias.
Essa percepção, porém, pode mudar em breve: o estudo indica que o investimento em conhecimento e educação sobre IA também aumenta a confiança em um futuro com autonomia tecnológica.
A pesquisa, que ouviu profissionais de diversos países, mostrou também que 43% dos participantes confiam que a IA auxilie na realização de quase metade de suas atividades - entre as tarefas que os profissionais se sentem mais confortáveis em delegar à IA estão a produção de códigos, a geração de insights de dados e a redação de conteúdos, visando otimizar o tempo e aumentar a produtividade.
Outro dado importante do estudo é que a confiança no envolvimento humano em áreas como treinamento e integração de novos colaboradores é crucial para 47% dos entrevistados. Além disso, 40% dos profissionais confiam na segurança de dados primordialmente à expertise humana.
Apesar das ressalvas, os seis mil profissionais entrevistados globalmente demonstram entusiasmo em relação a um futuro impulsionado pela IA - mas enfatizam a importância de manter o toque humano, principalmente na construção da confiança, conhecimento e experiência com as ferramentas de inteligência artificial.
Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções da Salesforce, apontou que o avanço da tecnologia faz com que caminhemos para um futuro em que a IA poderá operar de forma totalmente independente. Apesar disso, a participação humana continuará sendo crucial em áreas consideradas mais sensíveis.
Leia também: Como a Inteligência Artificial está potencializando o real time Marketing
COMPARTILHAR ESSE POST