MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Papel e sustentabilidade: como os consumidores redefinem a preferência por embalagens

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de out. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O papel se consolida como o material preferido para embalagens entre os consumidores, confirmando as tendências globais de busca por soluções mais sustentáveis. 70% dos entrevistados para a pesquisa Trend Tracker 2025 apontam a biodegradabilidade do material como a principal justificativa na hora da escolha.

Adicionalmente, 59% dos entrevistados consideram o papel melhor para o meio ambiente de modo geral. A origem do material também importa: 80% dos consumidores valorizam produtos originados de florestas manejadas de forma sustentável. De modo geral, 63% acreditam que apenas papel reciclado deveria ser usado em embalagens.

Outros atributos que ajudam a explicar a popularidade do material são segurança (35%), clareza na apresentação de informações (33%) e preço acessível (60%). Além disso, 60% dos entrevistados consideram o papel mais leve do que o plástico e outras opções de embalagens. 

Nas compras online, 65% preferem embalagens de papel, e entre os compradores em lojas físicas, 52% consideram reduzir compras de varejistas que não adotem embalagens sustentáveis, enquanto 62% se mostram inclinados a comprar mais de lojistas que eliminem o plástico de suas embalagens.


O papel em outros segmentos

O estudo também aborda produtos tissue, mostrando que 53% dos consumidores não consideram esses itens supérfluos. Metade dos entrevistados busca ativamente papel reciclado para higiene, e 76% desejam que a indústria invista mais na produção sustentável. Cerca de 70% afirmam se preocupar com o impacto ambiental, e 75% valorizam insumos provenientes de árvores plantadas de forma sustentável.

No segmento de impressão e leitura, 61% dos consumidores preferem livros impressos, 65% acreditam que crianças aprendem melhor com materiais físicos, e 84% defendem o direito de escolher entre receber contas e extratos impressos ou digitais. A publicidade online também foi avaliada, e 41% afirmam não prestar atenção na maioria dos anúncios digitais, citando fadiga digital e maior eficácia do marketing impresso.

A percepção sobre produtos de papel, cartão e papelão tem melhorado globalmente, impulsionada pelo aumento da conscientização sobre reciclagem e práticas de produção sustentável. Apesar do avanço, ainda há desafios na comunicação sobre a sustentabilidade desses produtos e na valorização do papel dentro da economia de baixo carbono. 

A conscientização sobre reciclagem aumentou, mas muitos consumidores ainda subestimam sua eficácia. Para o Presidente de Two Sides América Latina, Fábio Mortara, o caminho para a indústria de impressão, papel e embalagens está na comunicação clara, baseada em fatos, no combate a narrativas enganosas e na promoção da preferência por produtos de celulose inovadores, tanto para comunicação quanto embalagem.

Leia também: Marketing e Sustentabilidade: a conexão que determina o futuro dos negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme