Há quem diga que o pão de queijo é uma iguaria essencialmente mineira, mas o snack já conquistou fãs em todos os cantos do país. Prova disso é que no último sábado (27) foi comemorado no Brasil o Dia do Pão de Queijo. Para descobrir a relevância do lanche nos hábitos alimentares nacionais, a BRF conduziu um estudo de social listening avaliando dados coletados entre janeiro de 2023 e junho de 2024.
Foram consideradas 210.740 menções ao pão de queijo no Instagram, Twitter (X), Facebook, TikTok e outras plataformas. O estudo aponta que o X é o campeão de ocorrências sobre a iguaria, concentrando 87% das menções totais. Por lá, a BRF descobriu ainda outra informação: o café da manhã lidera a preferência de consumo da receita, com mais de 6,7 mil comentários.
A versatilidade do pão de queijo, no entanto, fez com que diversas ocasiões de consumo fossem citadas pelos internautas. Curiosamente, a hora almoço aparece na segunda posição, com mais de 2 mil menções. Em seguida estão o jantar, com 1,7 mil, e o lanche da tarde, com 1,4 mil. Entre as bebidas de acompanhamento, os três mais citados foram café (23.876), refrigerante (4.046) e sucos (4.018).
O estudo descobriu, também, que os amantes da iguaria gostam de combiná-la com outros comestíveis. Neste panorama, o doce de leite foi o "recheio" mais mencionado, sendo a combinação favorita dos consumidores do Twitter (X), que publicaram mais de 7K de menções. Fechando o pódio, aparecem o Frango, com 6.4 mil de publicações, e o Requeijão, com 2.7 mil menções.
Quanto à performance do termo nos mecanismos de busca, os resultados estão majoritariamente relacionados a modo de preparo e receitas como "pão de queijo na frigideira", "pão de queijo montanha russa", "pão de queijo de liquidificador", entre outros. Já no Google Trends, a pesquisa por "pão de queijo", apresenta opções de receitas, interesse em modo de preparo como "pão de queijo montanha russa" e "fritadeira de ar".
Em termos geográficos, as buscas por receitas e ofertas de pão de queijo foram mais proeminentes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Tocantins.
Leia também: 10+ lançamentos do mercado de alimentos na Apas Show 2024
COMPARTILHAR ESSE POST