Nascidos a partir de 2010, os membros da Geração Alfa ainda estão em desenvolvimento, mas já exigem um espaço de destaque no arsenal de estratégias de Marketing. Isso porque os sucessores da Geração Z - que também possui membros em desenvolvimento - possuem um potencial notável para moldar o comportamento de compra de seus pais, o que exige a adaptação de estratégias de Marketing e comunicação às dores de um target duplo.
Além deste motivo, existe um outro, também relevante: 39% dos pais brasileiros dão mesadas aos filhos, possibilitando que as crianças façam compras por conta própria, aponta a pesquisa "Finanças para os Filhos: Dinheiro é Coisa de Adulto?", realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box.
Entre os pais que dão mesada aos filhos, o costume é maior para a faixa de crianças de 6 a 11 anos (54%), que se encaixa integralmente na linha do tempo da Geração Alfa, seguido pela faixa etária de 15 a 18 anos (45%), que descreve a interseção entre os Alfas e os Zoomers. No país, o valor médio da mesada é de até R$ 100, quantia concedida por 74% dos pais entrevistados.
Dentre as explicações dadas pelos pais quanto aos motivos pelos quais acreditam ser importante dar uma mesada aos filhos, 33% afirmaram que a quantia se trata de um auxílio para que as crianças comprem lanches na escola. Já para 32%, o principal objetivo é introduzir os filhos às lições de educação financeira, ensinando-os a poupar para o futuro.
A introdução da educação financeira e finanças pessoais ocorre principalmente quando os pais esclarecem "quais produtos são caros ou baratos ou o que é possível ou não comprar" (41%), seguido por "mostrar a importância de guardar dinheiro" (40%).
No entanto, 72% dos pais não fazem qualquer tipo de investimento ou poupança para os filhos atualmente, e, mesmo entre os genitores que têm esse hábito, 50% admitem não ter uma conta específica para a finalidade, realizando a ação dentro da sua própria conta bancária.
A taxa de 72% se repete no número de pais que dizem não conhecer soluções financeiras voltadas para crianças e adolescentes. Dentre os que afirmam ter informações, os serviços que têm algum destaque são a Conta Digital Kids do Banco Inter (8%), o Cartão Adicional Mesada da Caixa Federal (5%) e o Nextjoy do Banco Next (4%).
Leia também: NG Cash aponta caminhos para marcas que querem se relacionar com a Geração Z
COMPARTILHAR ESSE POST