MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Pais dão mesadas aos filhos para introduzi-los à educação financeira, aponta Serasa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de out. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Nascidos a partir de 2010, os membros da Geração Alfa ainda estão em desenvolvimento, mas já exigem um espaço de destaque no arsenal de estratégias de Marketing. Isso porque os sucessores da Geração Z - que também possui membros em desenvolvimento - possuem um potencial notável para moldar o comportamento de compra de seus pais, o que exige a adaptação de estratégias de Marketing e comunicação às dores de um target duplo.

Além deste motivo, existe um outro, também relevante: 39% dos pais brasileiros dão mesadas aos filhos, possibilitando que as crianças façam compras por conta própria, aponta a pesquisa "Finanças para os Filhos: Dinheiro é Coisa de Adulto?", realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box.

Entre os pais que dão mesada aos filhos, o costume é maior para a faixa de crianças de 6 a 11 anos (54%), que se encaixa integralmente na linha do tempo da Geração Alfa, seguido pela faixa etária de 15 a 18 anos (45%), que descreve a interseção entre os Alfas e os Zoomers. No país, o valor médio da mesada é de até R$ 100, quantia concedida por 74% dos pais entrevistados.

Dentre as explicações dadas pelos pais quanto aos motivos pelos quais acreditam ser importante dar uma mesada aos filhos, 33% afirmaram que a quantia se trata de um auxílio para que as crianças comprem lanches na escola. Já para 32%, o principal objetivo é introduzir os filhos às lições de educação financeira, ensinando-os a poupar para o futuro.

A introdução da educação financeira e finanças pessoais ocorre principalmente quando os pais esclarecem "quais produtos são caros ou baratos ou o que é possível ou não comprar" (41%), seguido por "mostrar a importância de guardar dinheiro" (40%).

No entanto, 72% dos pais não fazem qualquer tipo de investimento ou poupança para os filhos atualmente, e, mesmo entre os genitores que têm esse hábito, 50% admitem não ter uma conta específica para a finalidade, realizando a ação dentro da sua própria conta bancária.

A taxa de 72% se repete no número de pais que dizem não conhecer soluções financeiras voltadas para crianças e adolescentes. Dentre os que afirmam ter informações, os serviços que têm algum destaque são a Conta Digital Kids do Banco Inter (8%), o Cartão Adicional Mesada da Caixa Federal (5%) e o Nextjoy do Banco Next (4%).

Leia também: NG Cash aponta caminhos para marcas que querem se relacionar com a Geração Z

NG CASH- Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme