Os 3 ?Is? da Comunicação 15 de agosto de 2008

Os 3 ?Is? da Comunicação

         

Noel De Simone escreve que agências devem se adaptar às mudanças

Publicidade

<p class="titulomateria">Os 3 “Is” da Comunicação</p> <p>Por Noel De Simone*</p> <p>Nestes mais de 25 anos de atuação no mercado, sempre estivemos em crise neste país, a não ser em alguns poucos e curtos períodos, estes sim, verdadeiros e inconsistentes soluços de uma prosperidade “fake”, na maioria das vezes também fruto de canetadas irresponsáveis.</p> <p>Ao longo de todo estes anos simplesmente temos colhido os frutos de uma histórica incompetência na gestão desta marca chamada Brasil.</p> <p>No tocante ao mercado publicitário, o fato é que nossa atividade depende visceralmente da conjuntura política-econômica e, quanto mais saudável for a economia do nosso país, mais próspera e pujante será nossa publicidade.</p> <p>Neste contexto, entendo que as análises sobre crise no mercado publicitário deveriam ser mais abrangentes e menos focadas na primária preocupação com a tal da verba publicitária, se cresceu ou vai crescer, pois, como disse, se o país crescer ela cresce naturalmente.</p> <p>Além disso, a história nos ensina que a economia é cíclica. Assim sendo, mesmo que o futuro nos reserve um período de crescimento econômico consistente e mais prolongado, no que acredito, certamente outras crises e ameaças surgirão, nos obrigando a ser competentes e, acima de tudo, criativos.</p> <p>O que importa é como fazer nosso negócio continuar rentável mesmo que a verba publicitária não cresça, como continuar sendo indispensáveis para os clientes, que cada vez mais necessitam de soluções de comunicação de Marketing e não apenas de propaganda para fazerem suas marcas vencerem neste cenário tão competitivo e desfavorável.</p> <p>A comunicação mudou, evoluiu e assim como existem os Ps do Marketing, entendo que uma agência de propaganda moderna e bem sucedida deve atuar levando em consideração seus 3 “Is”:</p> <p style="padding-left: 30px;">• Informação – a informação, cada vez mais acessível e abundante, tornou-se matéria prima indispensável à nossa atividade. Foi-se o tempo em que apenas o talento era suficiente.</p> <p style="padding-left: 30px;">• Integração – a prestação de um serviço pressupõe a capacidade de integrar várias ferramentas de comunicação e Marketing e não apenas a propaganda. Além do que, a integração das equipes da agência e do cliente é fundamental para alcançar os objetivos traçados.</p> <p style="padding-left: 30px;">• Inconformismo – não podemos nos conformar nem com verdades absolutas, fórmulas de sucesso ou paradigmas, assim como também não podemos nos conformar com a primeira boa idéia que aparece.</p> <p>O mercado está em permanente mudança e em velocidade cada vez maior. Cabe às agências se adaptarem a estas mudanças. Buscamos sempre nos questionar, nos reinventar. Nós da Casa da Criação, somos inquietos, inconformados. Felizmente, estamos sempre em crise.</p> <p>* Noel De Simone é especializado em Direito, Marketing Empresarial e Comunicação Corporativa, com cursos no Brasil e no exterior. Associou-se há 18 anos à Casa da Criação. Possui experiência profissional de 18 anos como executivo do Grupo Libra, Arthur Andersen e Shell do Brasil S.A., além de ter atuado como consultor de Marketing. É o responsável pelo Planejamento e Atendimento do Grupo Casa da Criação.</p>


Publicidade