MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Ofertas atrativas decidem as compras de material escolar para 66% dos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Em curso em alguns estados brasileiros e ainda aguardada em outros, à volta às aulas é um período frutífero para a coleta de insights estratégicos para o varejo. Isso porque a ocasião é comumente marcada pela procura pelo melhor preço por parte das famílias que precisam adquirir os itens sugeridos nas listas distribuídas pelas escolas.

Durante a maratona de compras, 66% dos consumidores têm a escolha motivada por promoções e descontos, o que indica a relevância significativa de ofertas atrativas na tomada de decisão, conforme apontam dados divulgados pelo relatório “Transformações e Desafios na Volta às Aulas de 2024”, da Ecglobal.

Há muito tempo, as citadas listas de materiais escolares são um ponto de debate entre pais e instituições de ensino. Neste ano, isso não mudou: 16% dos pais ouvidos pela Ecglobal relataram preocupações quanto à quantidade de itens sugeridos pela lista e 27% fizeram ressalvas quanto ao custo total dos materiais.

Pensando nisso, os consumidores tendem a organizar a compra por categorias de prioridade. Neste cenário, itens considerados básicos, como lápis, canetas e cadernos (84%) assumem o topo da lista. Em seguida, pastas, mochilas e estojos (62%) e, por fim, materiais artísticos como tintas e pincéis (59%).

Finalizando a ponta do consumidor, a Ecglobal perguntou aos entrevistados sobre as marcas que lhes vinham à memória ao comprar materiais escolares. Faber Castell (36%), Tilibra (20%), BIC (11%) e Kalunga (5%) lideraram as lembranças no recall de marcas varejistas. No segmento de papelaria, Faber Castell (23%), Tilibra (18%), BIC (11%) e Kalunga (11%) formam o Top 4.

O poder da oferta

Os entrevistados pela Ecglobal destacaram ofertas de descontos percentuais (23%) e frete grátis (21%) como as mais atrativas para itens de papelaria. Já as promoções no estilo “compre um, leve dois” e os cupons de desconto compartilham, individualmente, o gosto de 11% dos respondentes.

Adicionalmente, as cada vez mais populares ofertas de cashback se mostram atrativas para 10% dos consumidores e os Descontos por quantidade, indicados por 8% dos entrevistados, indicam uma preferência por economias escaláveis, algo essencialmente útil ao se considerar a extensão das listas de material escolar.

Leia também: Volta às Aulas: R$ 77,6 milhões são transacionados com compras de materiais escolares

MBA Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme