As compras fora de casa cresceram no primeiro trimestre de 2024. Em comparação ao mesmo período do ano passado, as ocasiões de consumo subiram 30,7%. A ascensão foi acompanhada por alta de 34% em valor e 14,1% em unidades adquiridas, conforme apontam dados divulgados no levantamento Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar. Em relação às escolhas de produtos, as cestas em destaques no consumo fora do lar foram Bebidas Não Alcoólicas, Snacks Doces e Bebidas Alcoólicas. A contribuição em unidades no curto prazo foi de 3,9%, 3,5% e 2,8%, respectivamente. Categorias indulgentes também sobressaíram no mix de consumo, sendo os maiores drivers de crescimento entre as gerações. Consumidores até 29 anos priorizaram os doces (+4,9%), enquanto os de 30 a 39 anos preferiram as cervejas (+5,1%). Já os clientes de 40 a 49 anos escolheram os refrigerantes (+2,1%) e os acima de 50 anos de idade destacaram os sorvetes (+1,6%). Os brasileiros também impulsionaram pedidos via delivery fora do lar. Segundo Amanda Borges, Executiva de Contas da Kantar, o meio ganhou força com itens de menor desembolso, atingindo o maior volume em dois anos. O aumento foi estimulado por frequência (+46,2%) e volume médio (+16,4%) no último trimestre. Durante o período, os consumidores recorreram aos aplicativos dos estabelecimentos como principal meio para realizar pedidos de delivery – alta de 60% no volume de compra. Jovens até 29 anos foram o maior público (154% de contribuição), e os Snacks Doces e as Bebidas Alcóolicas foram as cestas mais buscadas (176% e 25%, respectivamente). “Casa dos outros” foi o local de consumo em destaque (134%). Leia também: Collab Coca-Cola e Marvel conecta GenZ e estimula ocasiões de consumo
COMPARTILHAR ESSE POST