O comportamento dos compradores está em constante mudança e tende a ser influenciado por uma série de estímulos diários que podem fazer com que o que parece bom hoje se torne indesejável amanhã. Algumas afirmações, no entanto, conseguem se aproximar do comportamento geral da maioria dos consumidores. A atração por produtos temáticos personalizados, por exemplo, é uma delas. Mas como explorar o potencial dessa motivação de compra?
A Chilli Beans encontrou o caminho no licenciamento de seus produtos. A partir de parcerias com marcas como Coca-Cola e franquias queridas pelo público geek, como Naruto e Star Wars, a empresa consegue agregar estilos personalizados às armações do portfólio. “Atualmente, os produtos licenciados representam 60% das nossas vendas. Em função disso, a Chili Beans possui vários temas, o que nos permite navegar entre eles a cada 30 dias e mudar a forma de comunicação de loja a partir de cada temática”, explica Cauê Sanchez, Head de Marketing da Chilli Beans, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.
Para a empresa, a diversidade possibilitada pelos licenciamentos permite a comunicação com nichos de público específicos e contribui também para o ideal de inovação. “ É muito difícil criar produtos para o público geek. Então, queremos conversar com esse público e trazer produtos que remetem às referências desse universo. Por isso, o licenciamento assume um papel importante na questão de inovação. A todo momento, trazemos inovação, referências e novidades para os nossos produtos”, prossegue.
Finalmente, os óculos personalizados cumprem o importante papel de contar histórias e dialogar com os seus respectivos públicos-alvo a partir delas. “A coleção Coca-Cola, por exemplo, trouxe opções muito diferentes, com cores e ícones personalizados que agregam muito ao produto que a gente vende. Afinal, não vendemos apenas os óculos, vendemos também as histórias por trás deles. Isso agrega valor e, pra gente, faz toda a diferença”, finaliza o Head de Marketing.
Em sua participação no Clube Mundo do Marketing, Cauê Sanchez trouxe insights sobre a utilização do CRM de forma eficiente para melhorar a comunicação entre a marca e os diferentes grupos de clientes contemplados pelos licenciamentos. Então o Head de Marketing explicou, também, como a Chilli Beans bate recordes em eventos como o Rock In Rio, principal evento para as estratégias de ativação da marca.
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