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O que as marcas patrocinadoras do COB estão fazendo?

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Tempo de Leitura 17 min

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29 de jul. de 2024

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Notícias

Iniciado os Jogos Olímpicos de 2024, o Brasil já vem mostrando a diferença entre os atletas que possuem patrocinadores e os que contam apenas com o próprio esforço para chegar em Paris. A skatista Rayssa Leal, conhecida como “Fadinha”, se destaca não apenas por suas habilidades no skate, mas também pelo carisma e número de patrocinadores. Louis Vitton, Samsung, Banco do Brasil, Nike, Vivo, Nescau, Monster, Lego, Docile, Odonto Company, April, Independent e Bones são os nomes das empresas que apoiam a atleta.

As marcas já perceberam a importância do apoio para o sucesso dos atletas e buscam junto ao maior evento esportivo do mundo ganharem visibilidade. Para 2024, somam 21 marcas associadas ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Entenda o papel delas nesse momento e o que estão fazendo para transformar a vida dos atletas:

Águia Branca

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros, é a transportadora oficial do Time Brasil. Ao longo do evento, diversas agências espalhadas pelo Brasil estarão decoradas de maneira especial para receberem a torcida. A empresa, ainda, conta com ônibus customizados em artes exclusivas, que já estão circulando em linhas que cruzam o país, a fim de espalharem o espírito olímpico pelas estradas do país. Os Jogos Olímpicos também serão tema das campanhas digital, de TV e de rádio da marca.

A campanha, que tem o mote “Eu sou mais Brasil”, traz personalização dos pontos de vendas, totens nas rodoviárias e promoções temáticas nos canais de venda da empresa. Nas salas vips da Viação Águia Branca, localizadas nas principais rodoviárias onde a empresa atua, as televisões estarão sintonizadas nos jogos, para que os passageiros não percam nenhum momento da atuação dos atletas do Brasil.

Além disso, no dia 26 de julho, dia da abertura oficial das Olimpíadas, a Viação Águia Branca realizou uma ação em parceria com a Docile, fabricante de doces e guloseimas, no Terminal Tietê, em São Paulo, com o tema "A medalha da gentileza". Para valorizar este momento junto com a torcida, as marcas vão distribuir pacotes de balas para todos os passageiros que embarcarem com a Águia.

A Viação Águia Branca se tornou transportadora oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2022 e, desde então, lançou quatro ônibus personalizados e realizou uma campanha online para que o público escolhesse os designs utilizados em cada um dos veículos. A marca apoiou o COB com o transporte da delegação que participou dos Jogos da Juventude e durante eventos pré-olímpicos de Esgrima e de Basquete, além do transporte das confederações que estiveram no Prêmio Brasil Olímpico.

A empresa promoveu uma apresentação especial da equipe de Ginástica Rítmica na rodoviária de Vitória, além de uma ação em parceria com o COB para levar alunos de escolas do Rio de Janeiro para uma manhã de atividades no centro de treinamento do Comitê, com a presença do mascote Ginga. A Viação Águia Branca também apoiou o transporte de escolas para o COB Expo e para o Dia Olímpico, evento que marcou um mês para o início dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Ajinomoto 

Enquanto buscam medalhas e resultados históricos nos Jogos de Paris, os atletas do Time Brasil estão tendo a oportunidade de conhecer melhor um dos pilares do Projeto Vitória, o programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi”, desenvolvido pelo Grupo Ajinomoto com o objetivo de incentivar uma alimentação equilibrada e voltada para as necessidades de cada atleta.

O refeitório da base do Comitê Olímpico do Brasil (COB), localizado no Château De Saint-Ouen-Sur-Seine, usará produtos do portfólio da Ajinomoto do Brasil na elaboração dos pratos, além de ter em sua entrada um banner e jogos americanos descartáveis com informações sobre o Programa Kachimeshi.

Além do patrocínio ao COB, a Ajinomoto do Brasil é apoiadora oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro. O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi.

Aliança Francesa

Em 2023, o COB fez um acordo com a Aliança Francesa que proporcionou aos atletas e delegação olímpica brasileira aulas de francês para poderem se comunicar durante os Jogos Olímpicos. O patrocínio inclui ainda aulas sobre esporte, geografia, sociedade e cultura geral da França.

A parceria é válida para todos os membros do Time Brasil e fará com que, 100 anos após os últimos Jogos em Paris, a delegação brasileira retorne à França preparada suas conquistas, demonstrando a capacidade diplomática e simpatia que representam o brasileiro.

Azul

A Azul é a companhia áerea oficial do Time Brasil. A empresa é responsável pelo transporte dos mais de 160 atletas para França, em voos partindo de diversos lugares. O objetivo do patrocínio é reforçar a conexão da Azul com os brasileiros. A parceria incluirá diversas ações, como adesivos do COB nas aeronaves, além do símbolo do Time Brasil no uniforme dos tripulantes.

A parceria inclui uma experiência gastronômica. Durante três meses, os clientes de Viracopos terão refeições feitas pelo chef de cozinha Claude Troisgros, trazendo o menu a bordo nas classes Business e Economy, na rota da Azul Brasil-Paris.

Estácio

A Estácio é a fornecedora oficial no segmento educação do Comitê Olímpico do Brasil. A empresa concedeu bolsas de estudo a atletas olímpicos e pan-americanos em atividade e em transição de carreira. A parceria acontece desde 2011, quando foi criado o Programa de Carreira do Atleta do COB, beneficiando mais de 75 atletas. De lá para cá, a Estácio já formou mais de mil atletas e, atualmente, mais de 700 estudam na instituição.

Havaianas

A Havaianas, patrocinadora oficial dos comitês olímpico e paralímpico brasileiros, anunciou um de seus maiores esforços de Marketing do ano. A marca de chinelos sinônimo de categoria veicula uma campanha integrada que celebra sua brasilidade e envolve um time de atletas, influenciadores e parcerias com programas de grande alcance.

Pela segunda vez consecutiva, a empresa se faz presente no maior evento esportivo do mundo. Neste ciclo olímpico, a empresa traz uma campanha forte e emocionante, que destaca o melhor da brasilidade e mostra que a Havaianas é o uniforme oficial de todos os brasileiros.

Em parceria com a Cazé TV, a Havaianas terá destaque na transmissão da abertura dos Jogos e em conteúdos nas redes sociais do canal. Ao vivo, os comentaristas destacarão o uso do chinelo Havaianas Brasil Logo como uniforme oficial do Time Brasil no desfile da cerimônia, enfatizando a conexão emocional com os brasileiros.

Havaianas

Hemmer

A Kraft Heinz escolheu a marca Hemmer para ser a principal de seu patrocínio ao COB, que tem o intuito de fomentar o esporte como um agente transformador e com grande poder de inclusão social. A escolha é carregada de significados, uma vez que se trata do maior investimento em patrocínio da história da companhia no país. Além disso, a Hemmer patrocina também a ginasta Rebeca Andrade e o central da seleção brasileira de vôlei, Lucão.

A parceria com o COB se estende até 2028, tendo iniciado nos jogos Pan Americanos de Santiago, no Chile, olimpíadas de Paris na França e se estendendo até as próximas Olimpíadas, em Los Angeles nos Estados Unidos da América, com ações que vão desde a visibilidade do uso de marca licenciada nos produtos da companhia até o apadrinhamento de atletas olímpicos brasileiros.

Max Recovery

Desde 2018, a Max Recovery é patrocinadora do COB, fornecendo equipamentos de reabilitação para os atletas brasileiros. A parceria segue até 2028. Além do COB, a Max Recovery patrocina o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Medley 

A Medley realizou o maior patrocínio esportivo da história da marca no acordo com o COB. A parceria começou em 2023, apoiando atletas brasileiros de alto rendimento nos Jogos Panamericanos, quando lançaram uma campanha com Rebeca Andrade que aborda um tema atual e fundamental para a boa performance, que é a saúde mental.

Dentre as ações está o apoio para o Festival Olímpico Parque Time Brasil, evento que acontece no Parque Villa-Lobos, na capital paulistana, até o dia 11 de agosto, para celebrar os Jogos Olímpicos Paris 2024. No Parque Time Brasil, a marca reforça as credenciais como marca “Eficaz em tudo o que faz”, ao passo que leva o apoio para o Time Brasil. A empresa preparou um espaço no Villa Lobos com diversas ativações para que o público possa vivenciar os atributos de marca e o mundo do esporte democrático.

Inspirado em uma Vila Olímpica, o Parque Time Brasil tem o objetivo de conectar fãs, torcedores, praticantes de esportes, atletas, ex-atletas e artistas, movimentando um dos principais equipamentos de lazer da capital paulistana para incentivar o esporte olímpico e comemorar ao ar livre o maior evento esportivo do planeta.

Mormaii 

A Mormaii é patrocinadora e marca oficial do Comitê Olímpico do Brasil. Para a parceria ela  lançou uma coleção em edição limitada, dos uniformes oficiais dos atletas brasileiros que competiram nos Jogos de Praia. A partir de então, outros itens passaram a fazer parte da collab com o TIME BRASIL, incluindo os óculos - com seis modelos Grand Tour, Smash, Milão, Monterey, Sandiego Gamboa Air 5.

Muito mais do que apenas óculos, o Grand Tour é feita para o atleta de alto desempenho. O modelo traz a primeira lente cilíndrica da família Mormaii, com opção fotocromática e base 6,5. Com design moderno, disponível em seis cores, o Grand Tour promete acompanhar o atleta até a linha de chegada e é vendido com preço sugerido de R$549,00.

Os óculos Smash foram desenhados para esportistas que buscam design e conforto em óculos para suas práticas. O modelo solar unissex é altamente resistente ao impacto, leve, anatômico e com lente-máscara de recorte antiembaçante. Com um nome que remete ao golpe de conclusão no jogo de Beach Tennis, o Smash conta com uma edição especial de quatro cores desenvolvida em collab assinada pelo tricampeão mundial Vini Font. Preço sugerido R$549,00.

Versatilidade que vai desde um passeio casual à prática de esporte. O modelo de óculos solar Milão chega em na coleção Time Brasil trazendo a vibração das cores, em um design clássico que une estilo e desempenho. Desenhado para que fique bem e se ajuste confortavelmente ao rosto, este modelo em poliamida é leve, anatômico e garante 100% de proteção contra os raios UV. Preço sugerido R$449,00.

Mormaii

Neonergia 

A Neoenergia fechou uma parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) até 2025 para destinar recursos para o trabalho de igualdade de gênero e sustentabilidade da instituição. A parceria com o COB chega em um momento marcante para a história do esporte olímpico brasileiro. Pela primeira vez, o número de atletas mulheres do Time Brasil será superior ao dos homens em uma Olimpíada.

Além disso, aNeoenergia apoiará ao COB nas suas metas de descarbonização. Por meio de soluções energéticas, a Neoenergia implementará ações de sustentabilidade que permitirão reduzir as emissões de CO2 do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.

Neonergia

NSports 

A NSports fechou patrocínio com o COB e se tornou parceira de mídia da entidade e terá os direitos e transmissão dos eventos envolvendo o COB até 2028. Além disso, a empresa também ajudará na parte promocional dos conteúdos. “ Temos certeza de que essa união de conteúdo e media partner irá alavancar cada vez mais a qualidade e o alcance do nosso conteúdo, fortalecendo, assim, o movimento olímpico no Brasil”, afimrou o diretor de Marketing do COB, Gustavo Herbetta.

Peak 

A empresa de material esportivo "Quanzhou Peak Shoes", mais conhecia apenas como "Peak" é a patrocinadora do COB, substituindo a Nike. O contrato firmado entre o COB e a Peak é válido até o fim de 2024.

Prevent Senior New On

A Prevent Sportsé responsável pelo atendimento médico dos atletas a serviço do Comitê Olímpico do Brasil. A missão de cobrir e amparar os esportistas até os Jogos de Paris-2024, beneficia cerca de três mil pessoas. A Prevent Sports colocará à disposição dos atletas um centro de medicina esportiva dotado de tecnologia em São Paulo.

Lá eles são constantemente submetidos a exames e receberão o acompanhamento de profissionais de diversas especialidades, incluindo os de Psicologia, Nutrição e Odontologia – esta uma antiga demanda dos atletas brasileiros. O conceito que norteia o trabalho é a prevenção, estratégia que deverá redundar em maior rendimento esportivo.

Riachuelo

A Riachuelo e o Movimento Verde Amarelo, torcida oficial do Comitê Olímpico do Brasil, firmaram uma parceria para incentivar ainda mais os nossos ídolos em Paris e promover uma grande celebração às bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, sertão do Rio Grande do Norte, responsáveis por levar a técnica manual a patamares mundiais nas jaquetas dos uniformes que vestem o Time Brasil.

O pontapé inicial da parceria aconteceu, dia 25, na Casa Brasil, mas uma série de ativações emocionantes, que visam inspirar e motivar nossos atletas, estão programadas. Desde 2020, a marca apoia o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e patrocina a campeã olímpica Rebeca Andrade. Além disso, este ano, também está ao lado da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), fornecendo todos os uniformes dos times de quadra e praia. Entre 2020 e 2023, patrocinou a Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, consolidando seu apoio ao desenvolvimento do esporte no Brasil.

Riachuelo

Smartfit

Até o final desse ano a rede de academias Smart Fit é a patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil. A parceria envolve os Jogos da Juventude, os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como patrocinadora oficial, a Smart Fit terá exclusividade no segmento, aplicação de sua marca e identidade visual na academia do Centro de Treinamento do COB e nas academias das missões do Time Brasil, direito de uso da designação “Patrocinadora Oficial do Esporte Olímpico do Brasil” e aplicação da marca em três modalidades esportivas nas transmissões relativas a esses esportes no Canal Olímpico do Brasil.

Além disso, as postagens do Time Brasil nas redes sociais da Smart Fit também fazem parte do acordo, além do direito de inserções comerciais de 30 segundos no Canal Olímpico do Brasil.

Subway

A Subway lançou a campanha “Somos grandes. Somos Brasil” como patrocínio ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) até os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A iniciativa visa apoiar o esporte nacional e consolidar a marca no ramo. Além dessa iniciativa, a marca tem se posicionado no ramo esportivo por meio de outras ações, como o She Race Subway, idealizada pela marca e realizado em 2023. O patrocínio de Subway ao COB está entre os principais investimentos da marca para 2024

Vivo

Como patrocinadora do COb, a Vivo preparou uma série de ações para os Jogos Olímpicos. A marca convida a torcida brasileira para apoiar os atletas e testar suas habilidades no surf em uma piscina de ondas no Parque Time Brasil, a fanfest promovida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) no parque Villa Lobos, em São Paulo. A atração, que funcionará de terça a domingo, atenderá o público com idade mínima de 10 anos, por ordem de chegada.

O frio não será um problema para os que se aventurarem nas ondas, já que a piscina contará com sistema de aquecimento de água. Para uma experiência completa, a marca vai oferecer uma estrutura de vestiários e toalhas, um cenário para fotos com a temática do evento e espaço para que as pessoas possam recarregar a bateria do seu celular. Clientes Vivo terão desconto nos ingressos para o Parque Time Brasil por meio de resgate no Vivo Valoriza, no app Vivo.

Dando continuidade ao seu projeto de apoio ao Time Brasil, além da ação no Parque Villa Lobos, a marca também incentivará o engajamento da torcida com o espírito olímpico transformando lojas em uma arena de torcida nas diferentes regiões do país. Com destaque para os atletas embaixadores da Vivo, a ambientação também vai trazer elementos temáticos adesivados e conteúdos nas telas fortalecendo as comunicações no período olímpico e reforçando os atributos dos serviços da Vivo com a temática esportiva. Todo o time de lojas também vai usar um pin especial produzido para reforçar a parceria com o Comitê Olímpico do Brasil.

Em suas redes sociais, a Vivo fará uma cobertura especial com foco no Time Brasil e em seus embaixadores. A estratégia contempla ainda o patrocínio das transmissões dos jogos pela Cazé TV, que além da presença de marca, incluem ações especiais de conteúdo.

A marca promoverá também a Recarga de Ouro, apresentada pelo embaixador do Vivo Pré, Gil do Vigor, em que, durante todo o período das competições, as medalhas de ouro do Time Brasil vão garantir bônus de 5GB para o cliente Vivo Pré. Para receber o bônus a cada medalha de ouro brasileira, a recarga deve ter sido feita antes da conquista pelos canais digitais da Vivo (App Vivo e Portal de Recarga).

Ovvi - A Ovvi, marca de acessórios de tecnologia da Vivo, agora também é a marca de acessórios de Tecnologia do Time Brasil e vai acompanhar os atletas de perto na sua jornada em Paris. A marca presenteou cada um deles com um kit exclusivo de seus produtos como carregador portátil, cabo, alça universal para smartphones nas cores do Brasil e carteira com MagSafe em um estojo organizador, para que se mantenham sempre conectados enquanto vivem o maior evento esportivo do mundo.

A marca, que tem Gabriel Medina como embaixador, terá uma coleção exclusiva para celebrar sua parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e também vai estar presente na fanfest do Parque Villa-Lobos com arquibancadas para a torcida recarregar seus smartphones e suas energias. E quem passar por lá também vai ganhar um cupom de desconto exclusivo para compras no site.

Vivo Play TV - Para não perder nenhum lance do Time Brasil em Paris, o Vivo Play TV, plataforma de entretenimento da Vivo, preparou uma oferta especial: até 15 de agosto, o pacote de TV Essencial, que contempla mais de 70 canais entre eles os canais SporTV, estará por R$ 99,00, nos três primeiros meses. A promoção é válida para aquisições feitas nos canais digitais da Vivo.Especiais temáticos - Em mês esportivo pelo mundo, a marca preparou ainda dois especiais com filmes na temática do evento. Até 11 de agosto, Superando Limites reúne filmes com conteúdos esportivos e de superação. Entre os destaques estão “Munique”, “Olympia”, “Uma Prova de Coragem”, “King Richard: Criando Campeãs”, “Invictus”, “Jogada Decisiva”, “Sangue Pela Glória”, “Nocaute”, “Eu, Tonya”, “Em Busca da Vitória”, “Foxcatcher”, “O Vencedor”, entre outros. Já Tudo Acontece em Paris conta com títulos que têm a Cidade Luz como pano de fundo de suas histórias. Entre os títulos estão filmes como “Antes do Pôs do Sol”, “Os Sonhadores”, “Amor, Paris, Cinema”, “Noites de Paris”, “Intocáveis”, “Missão: Impossível – Efeito Fallout”, entre outros.Vivo Easy - O Vivo Easy também preparou ofertas de Ouro para o período dos jogos e contará com bônus de até 10GB que nunca expiram na adesão nos planos Prime. Além disso, terá ofertas para toda a base de clientes com até 6GB através de indicações, cadastro de cartão de crédito e upgrade de plano.Voke

A Voke é a fornecedora oficial de equipamentos ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) durante a Missão Paris 2024. Como patrocinadora oficial do comitê, a marca está comprometida em fornecer suporte tecnológico de ponta para a equipe brasileira durante os Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrem entre julho e agosto deste ano.

Além do fornecimento de computadores e celulares para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris, a parceria entre a Voke e o COB também inclui uma iniciativa de branding, com o LinkedIn do COB repaginado pelas cores da marca. Essa mudança destaca a relevância da Voke para o público B2B e reforça o compromisso mútuo das duas organizações em impulsionar a excelência no cenário empresarial e esportivo no âmbito da economia circular.

XP Investimentos

A XP se tornou a assessoria de investimentos oficial dos atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). É a primeira vez que o Time Brasil poderá contar com o suporte de assessores de investimentos, com o intuito de planejar suas vidas financeiras durante e após as carreiras enquanto atletas profissionais.

"Atletas profissionais são acompanhados por equipes diversas que cuidam de várias áreas de suas vidas, como fisioterapeutas, nutricionistas, treinadores e outros especialistas. É igualmente essencial que eles tenham um acompanhamento financeiro para planejar e gerir suas finanças ao longo da vida. Dada a curta duração de suas carreiras em comparação a profissões tradicionais, é fundamental que os atletas se planejem para a aposentadoria ou uma mudança de carreira no futuro," contou Bernardo Ulmo, da XP.

Leia também: Olimpíadas de Paris deve ampliar a prática esportiva no planeta

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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