Em anos olímpicos, o consumo de conteúdo esportivo dispara, impulsionado por um aumento de 20% no número de fãs de diversas modalidades. Com efeito, a febre esportiva alavancou um crescimento de 37% nos investimentos em conteúdo esportivo na TV e no digital no primeiro semestre de 2024.
Os dados, divulgados no estudo "Medalha de Ouro: O esporte como conexão entre pessoas, mídias e marcas", da Kantar IBOPE Media, ajudam a compreender as nuances do panorama publicitário antes, durante e após as Olimpíadas, provocando aumentos históricos na linha de popularidade de alguns esportes.
A melhor prova disso é a ginástica artística, uma das disciplinas de maior sucesso brasileiro nas últimas duas edições dos Jogos. Atualmente, 61% dos brasileiros declaram ser fãs do esporte – um aumento de 160% desde março de 2015 – conforme apontam dados divulgados pelo Sponsorlink.
Neste panorama, a figura da ginasta Rebeca Andrade, Ouro no solo em Paris, absorve boa parte dos holofotes da mídia. A audiência durante a final que consagrou a atleta e sua cerimônia de premiação foi acompanhada na TV linear por todos os grupos etários e gêneros, embora tenha apresentado maior predominância do público acima de 35 anos de idade (81%) e das mulheres (56%).
As outras três modalidades em alta entre os brasileiros são: vôlei de praia (60% de fãs autodeclarados, o que representa aumento de 182% desde setembro de 2013), surfe (45% e ascensão de 272% desde setembro de 2013) e judô (44% e crescimento de 151% desde setembro de 2017).
Valor publicitário dos atletasVale destacar também que, durante as transmissões dos Jogos de Paris, pelo menos 27 atletas dobraram seu alcance digital. A judoca Beatriz Souza é o maior exemplo nesse contexto. A lutadora iniciou a competição com 14,5 mil seguidores nas redes sociais. Entre 5 de julho e 12 de agosto, esse número saltou para 3,4 milhões – um ganho de 23.000%.
A dupla feminina vencedora do vôlei de praia também aproveitou essa onda. Ana Patrícia apresentou alta de 910% nas mídias, pulando de 63 mil seguidores para 579 mil. A parceira, Duda Lisboa, por sua vez, teve ascensão de 410%, passando de 104 mil para 530 mil fãs.
Leia também: Marcas investem em audiovisual para atrair consumidor durante Olimpíadas
COMPARTILHAR ESSE POST