O poder das celebridades pretas na mídia e publicidade Bruno Mello 11 de julho de 2023

O poder das celebridades pretas na mídia e publicidade

         

Estudo publicado pela Kantar IBOPE Media mediu o impacto da influência de personalidades pretas na mídia

O poder das celebridades pretas na mídia e publicidade
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56% da população brasileira é formada por negros, de acordo com dados do Censo 2022 do IBGE. Mais que indicar a relevância e o peso dessa população para a construção do país, o número aponta diversas reflexões acerca do que está sendo feito em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Nessa discussão, a representatividade negra na mídia ganha um papel ainda mais fundamental.

Pensando nisso, a Kantar IBOPE Media publicou um estudo para medir o impacto da influência de personalidades pretas na mídia e na publicidade. A partir de dados coletados no Celeb Score, o estudo descobriu que dentre as 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.

Além disso, em um recorte de 319 personalidades reconhecidas nacionalmente, a cantora Iza aparece como a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo “Formadora de Opinião”. Outro notável expoente feminino identificado pela pesquisa é a atriz Erika Januza, que ocupa uma posição no top 15 em 16 dos 25 atributos medidos pelo Celeb Score.

Ainda na análise das personalidades femininas, celebridades como Camila Pitanga, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon Menezzes e Taís Araújo também se destacam, e têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos avaliados, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração.

Entre os homens, o Celeb Score do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades. Já o cantor Thiaguinho tem 95 pontos a mais em awareness do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games, em relação à média das celebridades.

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Relação com a mídia e as marcas

Avaliando o panorama de publicidade e relação com as marcas, o estudo aponta que 41% da população negra no Brasil costuma seguir as marcas nas redes sociais, 43% busca na internet sobre os produtos que são anunciados enquanto assistem TV, e 35% confiam na indicação de produtos recomendados por celebridades.

No entanto, a representatividade nos espaços publicitários ainda é baixa, e apenas 31% das campanhas com negros são estreladas por celebridades. Nesse recorte, Telecomunicações e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em suas campanhas, aproximadamente 60%. Iza, Menor Rico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo formam o Top 5 das celebridades negras na mídia.

Finalmente, a pesquisa da Kantar aponta que as marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

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