MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

O desempenho das marcas no retorno do Carnaval

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de mar. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Os brasileiros não desaprenderam a pular Carnaval. Após dois anos sem a folia nas ruas, os carnavalescos mostraram que o samba no pé e o bom humor característico da festa continuam intactos. Mas o tão aguardado retorno dos blocos e das escolas de samba não foi celebrado apenas pelos foliões - foi comemorado também pelas marcas. Acompanhando o reencontro dos carnavalescos com as marcas no Carnaval deste ano, a Buzzmonitor monitorou 402.854 imagens relacionadas às festividades para montar um estudo de Brand Logo Detection. A pesquisa identificou, através de fotos postadas no Instagram, a frequência de aparição de logotipos de marcas e produtos diversos no contexto da folia. Nas imagens monitoradas, foram identificados 37.124 elementos, entre logos, peças de roupa, acessórios e emoções. Considerando a frequência individual das marcas, a grande campeã do Carnaval 2023, em termos de identificação, foi a Coca-Cola, que registrou presença em 0,54% dos elementos analisados. Outro rótulo do Grupo, a Fanta foi detectada em 0,04% das análises. Já na somatória de itens identificáveis, as marcas de cerveja somaram a maior porcentagem, sendo responsáveis por 1,87% dos elementos identificados no estudo. Neste recorte, destacam-se os rótulos distribuídos pelo Grupo Ambev, que colecionou identificações com Skol (0,08%), Corona (0,08%) Colorado (0,07%) e Budweiser (0,06%). Mas o grande trunfo do Grupo foi a Brahma. Contando com um camarote e abadás próprios, a marca acumulou  0,47% das detecções. Outras marcas de cerveja, como Heineken (0,31%) e Devassa (0,20%) também se destacaram.  Outro ponto-chave para as marcas foi o pós-festa nos dias de folia. Nesse quesito, o Brand Logo Detection identificou a busca por guloseimas e snacks, sendo a pizza (0,24%) o item mais detectado. Biscoitos (0,09%), chocolate (0,08%), donuts (0,08%) e hamburger (0,05%) aparecem logo em seguida. Finalmente, o estudo indica que a vestimenta dos foliões foi uma prateleira valiosa para as marcas. Tal como a Brahma, que teve o logotipo estampado nos abadás de seu camarote próprio, logos como o da Adidas (0,21%), Nike (0,13%) e Kappa (0,07%) também se destacaram nas detecções. Leia também: Você conhece o valor da sua marca?

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme