Caso estivesse vivo para experimentar a era dos algoritmos, o filósofo ateniense Sócrates provavelmente teria dado a sua célebre frase, “só sei que nada sei”, contornos intensos de dramaticidade. Isso porque a dinamicidade dos tempos modernos exige que os profissionais de Marketing desenvolvam um senso urgente de atualização. Assim, não é exagero afirmar que a necessidade de estar em constante aprendizado configura hoje um dos principais desafios para a área, e a sensação - ou a pretensão - de já ter aprendido o suficiente pode se tornar onerosa. Por este motivo, a expressão “aprendizado constante” se torna relevante. Não raro, as alterações da realidade tecnológica podem desnortear profissionais que, por um descuido, se deixam levar pela sensação de terem desmistificado os caminhos do grande labirinto digital no qual estão inseridos. “É uma dor muito grande quando focamos em algo, pensamos ‘agora eu entendi’, tomamos todas as providências, trabalhamos com a equipe do Google e, então, um belo dia, fazemos 20 captações por hora para no dia seguinte fazer apenas três”, reflete Laura Barros, Diretora de Marketing da Wine. Testando, um, dois, três… A boa notícia é que não é impossível encontrar um caminho seguro dentro deste labirinto de variáveis. Neste sentido, o planejamento e a execução de testes específicos se tornam uma bússola e contribuem para o processo de aprendizagem. “O grande desafio é: como construir os testes A-B-C-D, diferentes entre si, mas relevantes para trazer insights, e, no fim, selecionar o que trouxe resultados mais adequados. Não tem nada muito certo. Sabemos que performance vai trazer X e MGM vai trazer Y, mas, na verdade, estamos sempre rodando testes e aprendendo coisas novas com eles”, prossegue. Finalmente, é fundamental que o aprendizado adquirido com o retorno dos testes acompanhe o dinamismo imposto pelo mercado. Por isso, os insights devem ser prontamente assimilados e incorporados à rotina operacional. “No fim do dia, a questão se resume a como organizar as equipes e a mentalidade de um jeito que funcione, para que possamos colecionar aprendizados e executá-los rapidamente”, termina a Diretora. Durante a participação no Clube Mundo do Marketing, Laura Barros trouxe insights sobre a importância do Member Get Member, uma prática que se prova cada vez mais eficiente para a captação de novos clientes. Para assistir ao bate-papo, clique aqui:
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