MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

O Boticário lança movimento #OldToWork e desafia o etarismo no mercado de trabalho

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

9 de abr. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Boticario

Inspirado no selo global #OpenToWork do LinkedIn, o Boticário dá um passo ousado na luta contra o etarismo e apresenta o movimento #OldToWork, que provoca o mercado a repensar os vieses ligados à idade na empregabilidade. A ação, idealizada em parceria com a agência GUT, visa ampliar a visibilidade da competência e da experiência de mulheres com 45 anos ou mais — público que ainda enfrenta grandes barreiras para se manter ou retornar ao mercado de trabalho.

O movimento estreou em 8 de abril com a Vice-Presidente de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, adotando o selo #OldToWork em seu perfil no LinkedIn. A iniciativa convida lideranças e empresas a se engajarem em uma conversa necessária sobre a inclusão etária nas corporações. “Acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de seus empreendimentos”, afirma Gomide.

Capacitação para recomeçar

Além da provocação simbólica, o Grupo Boticário dá continuidade a ações concretas com a segunda edição do programa Novos Começos, voltado à capacitação profissional de mulheres 45+. A primeira edição, realizada em 2022, formou mais de duas mil mulheres, e agora a meta é impactar outras 2.500. A iniciativa é gratuita e foi desenvolvida em parceria com a consultoria Maturi, referência nacional em diversidade etária e geracional.

O curso oferece uma trilha de aprendizagem de 20 horas ao longo de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas de mercado. As inscrições estão abertas até 8 de maio no site matur.in/novoscomecos. As 200 primeiras inscritas terão acesso completo ao conteúdo da plataforma, incluindo aulas gravadas e encontros ao vivo. As demais participantes poderão acessar workshops e módulos temáticos.

“Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, as mulheres 45+ ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero. Que privilégio é poder gerar impacto com programas como o Novos Começos em parceria com o Boticário”, comenta Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

Economia Prateada e futuro do trabalho

Dados da consultoria Data8 mostram que 70% das mulheres acima de 45 anos enfrentam dificuldades de recolocação profissional. Além disso, 35% recorrem ao empreendedorismo por necessidade, muitas vezes sem acesso à formação adequada. O cenário reforça a urgência de programas como Novos Começos, que também se alinha ao chamado Pacto Prateado, criado pelo Grupo Boticário em 2024 para reunir iniciativas antietaristas.

A aposta no potencial da Economia Prateada também se ampara em dados da FGV, que apontam que até 2040, 57% da força de trabalho será composta por pessoas com mais de 45 anos. No entanto, a participação das mulheres 50+ em empresas ainda é extremamente baixa: apenas 1,4%, segundo o Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022.

Compromisso com a inclusão

A diversidade etária é uma das cinco frentes prioritárias da área de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, que também atua em prol da equidade racial, de gênero, da inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+. Desde 2020, a companhia define um tema-foco anual para ampliar a visibilidade dessas agendas. Em 2024, o foco está justamente no combate ao etarismo.

Entre as ações destacadas está a Trilha Antietarista, formação gratuita com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal, além do apoio a eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, e à construção do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. Em outubro do ano passado, O Boticário também abordou o tema do envelhecimento feminino em rede nacional com a ação “Seu Auge é Hoje”, exibida na novela Mania de Você, da TV Globo.

CMO Summit 2025 reúne os maiores nomes do Marketing brasileiro

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar