Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing - Dino

Notícias Corporativas

Processo seletivo: por que devo tomar cuidado com as minhas redes sociais?

Com base na sua experiência de duas décadas na área de RH, assessorando a carreira de executivos e profissionais, o consultor Claudio Riccioppo de Moraes, hoje gestor da Ricci RH explica como não vacilar durante o processo de busca por recolocação

Rio de Janeiro

Categoria: WebSites / Internet

Autor: DINO

Data de Publicação: 12/07/2018

As redes sociais modificaram de forma considerável a forma como nos comunicamos uns com os outros. A sua difusão e grau de penetração social evidentemente não passaram despercebidos pelas empresas. Razão esta pela qual tantas marcas investem na manutenção de seus próprios perfis na rede. Porém não é apenas para fins de Marketing que as organizações se mantêm atentas ao ambiente digital. Um exemplo disso é a análise de perfis para o processo seletivo. Neste sentido é preciso tomar cuidado com as suas redes sociais!

Um equívoco comum é acreditar que a natureza pessoal das redes sociais permite que o usuário se comporte como quiser. Trata-se de um engano porque as empresas hoje querem conhecer melhor os seus futuros colaboradores. E nada melhor do que recorrer ao ambiente digital para isso. A quantidade de informações disponíveis para análise permite que as organizações esbocem um perfil do profissional antes mesmo de contatá-lo.

Neste tocante, a sua página nestes sites pode depor contra a sua seleção. O principal fator a ser analisado pelas empresas é se os valores do candidato correspondem àquilo que defendem como princípio. E até mesmo para funcionários já contratados este cuidado é válido. Afinal, não é raro o desacordo com os valores promovidos pela empresa gerar problemas. Há inúmeros exemplos de postagens infelizes que terminaram em demissão justificada.

Por questões de coerência ou de gestão de imagem cada vez menos são tolerados comportamentos que possam repercutir negativamente. E isto porque o funcionário é hoje entendido como parte ativa na propagação das convicções da empresa.

Tenha atenção redobrada também às opiniões polêmicas. É hábito, e natural, que as pessoas comentem política, religião, comportamento e entretenimento nas redes sociais. Contudo, se o seu comentário gera discussões acaloradas, ou pode ser considerado ofensivo para algumas pessoas, abstenha-se!

Processo seletivo: atenção às informações pessoais

Há muitos usuários que transformam os perfis nas redes sociais em um verdadeiro diário. Incluindo entre as postagens informações de cunho verdadeiramente íntimo. Este tipo de conteúdo pode acabar atrapalhando o candidato se analisado pela empresa durante o processo seletivo. Certifique-se de sempre estabelecer um limite entre a sua vida pessoal e digital.

Atenção às suas fotos também para não passar uma impressão errada. Você pode até ser festeiro, mas não vá divulgar aos sete ventos aquela sua imagem com o copo de bebida na mão. Fotografias que possam ter uma conotação sexual também são algo a ser evitado.

Comentários negativos sobre trabalho são outro problema recorrente. É importante atentar a estas condutas citadas, porque elas podem projetar a imagem de um candidato sem comprometimento ou profissionalismo. Para evitar que as redes sociais atrapalhem as suas chances durante um processo seletivo comece fazendo uma revisão de perfis. Remova tudo aquilo que for desnecessário ou que possa gerar mal-entendidos.

Mantenha também a sua foto de perfil atualizada e escolha com sabedoria. A preocupação aqui não é de ordem meramente estética, cuide apenas para manter o bom gosto. É igualmente importante que esta escolha tenha coerência com a imagem que você deseja projetar. Sobretudo em redes com foco mais profissional como o LinkedIn. Outra dica pertinente é mostrar sempre que possível a sua formação e eventuais certificações. Esses são detalhes que servem para análise de currículo e que mostram de forma resumida as suas competências.

O que podemos concluir de tudo isso é que atualmente o processo seletivo começa muito antes das entrevistas de emprego. E por esta razão as empresas têm dado cada vez maior atenção ao que fazem os candidatos na internet. Fique atento e tenha os cuidados mencionados neste artigo para não se prejudicar. Eles são a garantia de que as suas redes sociais servirão para promover a sua candidatura de forma positiva.



Website: http://www.riccirh.com.br





Publicado por:

Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa DINO e não é de responsabilidade do Mundo do Marketing.





Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss