A Associação Alemã de Futebol (DFB) anunciou nesta quinta-feira, 21, o rompimento de sua parceria com a Adidas, fornecedora de materiais esportivos da Seleção Alemã desde 1954. E o rompimento de um dos mais longevos contratos da história do esporte não é o único combustível para o espanto: a partir de 2027, a “Die Mannschaft” terá a Nike como patrocinadora oficial. A previsão é que o acordo dure até 2034.
Comentando as motivações para a mudança, o Dr. Holger Blask, CEO da DFB GmbH & Co, disse que a Nike apresentou de longe a melhor oferta econômica e foi convincente com a sua proposta substantiva, que inclui projetos para o desenvolvimento sustentável do futebol feminino na Alemanha, bem como investimentos nas categorias amadoras do esporte.
Já o tesoureiro da DFB, Stephan Grunwald, destacou o caráter social da Associação, que apoia financeiramente as associações esportivas vinculadas à ela, em vez de ser financiada por elas. Em vista disso, a parceria com a Nike dará à DFB um futuro economicamente estável como associação, potencializando o desenvolvimento do futebol no país.
Finalmente, Bernd Neuendorf, presidente da DFB, expressou ansiedade em trabalhar com a Nike e agradeceu à empresa estadunidense pela confiança depositada na Associação. Seguindo uma linha parecida com a defendida pelos colegas, Neundorf ressaltou que a futura parceria permitirá a continuação de tarefas importantes na próxima década, buscando o desenvolvimento abrangente do futebol na Alemanha.
A trajetória da Alemanha com a Adidas
Trajada dos uniformes criados por uma de suas mais famosas marcas locais, a Seleção Alemã escreveu páginas eternizadas na memória dos fãs de futebol - e em especial na dos brasileiros, durante a Copa do Mundo de 2014, vencida pela Alemanha.
A vitória sobre a Argentina no Maracanã marcou o tetracampeonato mundial dos alemães, repetindo as conquistas de 1954, 1974 e 1990 - todas impulsionadas pela parceria entre a DFB e a Adidas.
Cumprindo “aviso prévio”, a Adidas será a responsável por vestir o time alemão para a disputa da Eurocopa deste ano e durante a Copa do Mundo de 2026.
Leia também: Adidas e Cruzeiro apresentam nova camisa no Planetário de Belo Horizonte
COMPARTILHAR ESSE POST