Falta pouco para o primeiro jogo da NFL no Brasil. Na noite desta sexta-feira (06), Philadelphia Eagles e Green Bay Packers entram em campo na Neo Quimica Arena para um jogo histórico diante de um público em franca ascensão: além dos Estados Unidos, o Brasil é o país com o maior número de fãs da NFL no mundo.
Inédito, o jogo deverá servir para provar a força da NFL para as marcas nacionais. Isso porque a licença da liga no país ainda é pouco explorada, especialmente na categoria de brinquedos, um dos setores de destaque da marca no estrangeiro.
No primeiro semestre de 2024, produtos relacionados à NFL, como figurinhas colecionáveis e funkos, registraram um faturamento de vendas 26% superior ao reportado no mesmo período de 2023.
Em números gerais, no cenário global da categoria de brinquedos, considerando a soma de doze países monitorados pela Circana, o futebol americano teve um grande desempenho faturando 273 milhões de dólares com a venda de 14 milhões de unidades, até julho de 2024.
Segundo dados levantados pela Segmenta, o futebol americano foi o terceiro esporte com maior crescimento no primeiro semestre de 2024 no Brasil, com um aumento de 24,5%. Apesar de o vestuário ainda dominar as vendas, a categoria de acessórios foi a que apresentou o melhor desempenho.
A venda de acessórios cresceu 49% no semestre, levando o esporte ao segundo melhor desempenho no período. O aumento impressionante de mais de 1.800% nas vendas de bolas foi o destaque na categoria. Marcas renomadas como Nike (+402%) e Wilson (+2.030%) foram protagonistas nesse crescimento.
Na avaliação de Ana Weber, diretora da Circana, a chegada da NFL ao Brasil representa uma oportunidade significativa para a expansão da oferta de produtos relacionados ao futebol americano. À medida que o interesse pelo esporte cresce, espera-se que o mercado brasileiro continue a se aquecer, refletindo os resultados positivos já observados no cenário global.
Rafael Dias, gerente de contas da Segmenta, compartilha do mesmo entusiasmo. Ele ressalta que os números recentes mostram que a paixão pelo futebol americano está se consolidando rapidamente no Brasil. O crescimento extraordinário nas vendas de acessórios e bolas, reflete o entusiasmo dos fãs e a crescente popularidade do esporte no país.
Leia também: NFL e Approve apresentam coleção de vestuário inspirada na liga
COMPARTILHAR ESSE POST