O panetone é um dos símbolos mais emblemáticos do Natal. Não por acaso, a escolha da iguaria nas prateleiras corresponde a um verdadeiro ritual para muitos consumidores que buscam pela opção perfeita para uma ceia memorável.
Pensando nos critérios avaliados no processo de escolha, a Nestlé conduziu uma pesquisa para mapear as preferências dos consumidores na hora de adquirir o produto. Qualidade sensorial — massa, textura, aroma e consistência —, força da marca, atratividade da embalagem e o tamanho do produto foram os parâmetros mais citados pelos respondentes.
Embora o preço também tenha seu peso, é o custo-benefício que conquista o público. Boa parte dos respondentes compartilham a busca pela sensação de ter feito uma compra que "valeu cada centavo". Além disso, o estudo sugere que o panetone vai além de um simples alimento, representando a união e o amor entre as famílias.

Segundo os entrevistados, a diversificação nos momentos e formas de consumo é um fator importante, ampliando as possibilidades de inovação para as marcas. Além disso, as versões recheadas ganham destaque, especialmente como sobremesas nas ceias.
Outro ponto ressaltado no levantamento foi a importância da experiência do consumidor. De acordo com Priscilla Berbert, Gerente de Marketing da Nestlé, a qualidade é decisiva para garantir a recompra. Ela ressalta que, caso a expectativa do consumidor não seja atendida, a recompra se torna um desafio.

A pesquisa também destacou a relevância de incorporar o espírito natalino às comunicações e embalagens. Neste panorama, estabelecer uma conexão emocional com os consumidores pode ser um diferencial poderoso. Marcas podem apostar em ações afetivas, empregando gatilhos que remetam à infância dos consumidores.
Leia também: Bacio di Latte amplia portfólio com Panettone e Licores especiais
COMPARTILHAR ESSE POST