MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Natura lidera os três pilares do ESG no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de mai. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A Natura lidera a 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG, idealizada pela Merco. A marca é seguida pelo Grupo Boticário, em segundo lugar e pela Ambev, que subiu seis posições e agora ocupa a terceira colocação.

Foram divulgados três rankings específicos que refletem o desempenho das empresas nos pilares de ESG: Meio Ambiente (E), Social (S) e Governança (G). A Natura aparece na liderança em todos os três.

Top 10 – Ranking Geral de Responsabilidade ESG 2024:

  1. Natura

  2. Grupo Boticário

  3. Ambev

  4. Mercado Livre

  5. Nestlé

  6. Magazine Luiza

  7. Toyota

  8. Unilever

  9. Google

  10. Johnson & Johnson

Segundo Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil, a diversidade do Top 10 indica a abrangência da agenda ESG no país. Ela destaca a grande diversidade setorial entre as líderes, com presença de empresas de bebidas, comércio eletrônico, indústria digital, automotiva, alimentos, varejo e bens de consumo. Contudo, entre os setores mais bem representados, continua em destaque o de Cosméticos e Perfumaria, com o líder e o vice-líder do ranking.


Destaques por setor

O setor de Alimentos é o mais representativo no ranking de 2024, com 10 empresas entre as 100 primeiras e um total de 18 no Top 200. Bens de Consumo, Eletroeletrônico, Indústria Automotiva e Serviços Financeiros também apresentam ampla presença na lista.

Top 10 por pilar ESG – Meio Ambiente (E)

  1. Natura

  2. Grupo Boticário

  3. Nestlé

  4. Ambev

  5. Johnson & Johnson

  6. Pepsico

  7. Google

  8. Alpargatas

  9. P&G

  10. Apple

Top 10 por pilar ESG – Âmbito Social (S)

  1. Natura

  2. Grupo Boticário

  3. Magazine Luiza

  4. Mercado Livre

  5. Ambev

  6. Toyota

  7. Nestlé

  8. Itaú Unibanco

  9. Hospital Sírio-Libanês

  10. Pepsico

Top 10 por pilar ESG – Governança Corporativa (G)

  1. Natura

  2. Toyota

  3. Ambev

  4. Grupo Boticário

  5. Johnson & Johnson

  6. Nestlé

  7. Unilever

  8. Google

  9. Itaú Unibanco

  10. Apple


Como funciona?

A metodologia utilizada pela Merco contempla 25 diferentes fontes de informação, consolidadas a partir de mais de 15 mil entrevistas. O processo inicia com a avaliação de 565 membros da alta direção de empresas com faturamento anual superior a R$ 200 milhões no Brasil, que indicam as cinco organizações mais responsáveis em cada dimensão do ESG. 

Na sequência, o estudo incorpora as percepções de especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas, representantes do governo e gestores de redes sociais. 

O índice também inclui dados do Merco Sociedade (reputação sob a perspectiva da população em geral), Merco Digital (monitoramento da presença online) e Merco Talento (percepção de atratividade como empregadora), além de indicadores objetivos de mérito reputacional.

Brandão destaca que os resultados servem tanto como reconhecimento quanto como ferramenta de gestão, e ajudam as empresas a identificar áreas de melhoria para fortalecer sua reputação no mercado. Ao mesmo tempo, fornecem informações relevantes aos consumidores, que podem optar por marcas alinhadas aos seus valores e causas.

Leia também: O impacto do ESG para o brasileiro: estudo inédito mostra insights para empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar