Conhecida pelas linhas de telefones populares e acessíveis à maioria dos consumidores, nos últimos anos, a Motorola vem expandindo o market share também no segmento premium. Para se destacar em meio a concorrentes cobiçados pelos usuários, a empresa investe em inovação nas linhas Edge e Razr, consideradas peças-chave para o crescimento da marca.
Participando do CMO Summit 2024, Alessandra Barcala, Diretora de Marketing da Motorola na América Latina, afirmou que a desejada combinação entre inovação e qualidade estendida aos modelos triplicou o market share da marca na frente premium nos últimos dez anos. O segredo, segundo a profissional, é criar para fazer com que o consumidor sinta que está adquirindo um item de desejo no ato da compra.
Para isso, além das inovações tecnológicas embarcadas em cada aparelho, a Motorola investe em novidades diferenciais no campo do design. Com foco nos materiais e nos detalhes utilizados na construção dos aparelhos, a empresa busca se consolidar como um expoente em “Lifestyle Tech”, incorporando elementos específicos para entregar ao consumidor uma experiência capaz de extrapolar o círculo da tecnologia.
Alessandra pontuou que a soma destes esforços cria uma experiência completa. Do ponto de vista do consumidor, esta dinâmica é descrita pela sensação de que o smartphone é uma extensão do próprio estilo de vida, e por isso, a inclusão de materiais de alta qualidade, como couro vegano e acetato, trazem um toque de sofisticação, modernidade e personalidade aos aparelhos.
Razr e Edge protagonizam novos tempos na Motorola
Alessandra reforçou a importância dos modelos Razr e Edge como dois pilares fundamentais tanto para a atração de consumidores que buscam diferenciação e exclusividade, quanto para o fortalecimento da marca no mercado de alto padrão. No caso do Razr, modelo dobrável que remete ao clássico flip da marca, a inovação encontra a nostalgia em um bem-vindo jogo emocional para os consumidores.
O resgate às antigas memórias, aliás, foi a alma da campanha do Razr na ocasião do lançamento nos Estados Unidos, batizada “Flip the Script”. Criada para incentivar o consumidor a adotar algo único e inovador, a ação traz à tona a sensação de que o telefone é uma nova e aprimorada versão de um antigo companheiro. “As pessoas sempre dizem ‘eu tive um Motorola quando eu tinha tantos anos… sempre bate uma conexão emocional muito forte com a marca e com o Flip”, explicou.
Além disso, a Motorola busca prever e embarcar tendências. Seguindo a dinâmica do posicionamento Lifestyle Tech, a empresa lançou versões de Razr e Edge inspiradas em uma colaboração com a Pantone, responsável por “escolher” a cor do ano em uma campanha anual. “Fazemos toda uma curadoria de cores dos nossos produtos e isso contribuiu para a frente de inovação”, pontuou a Diretora.
Os objetivos na frente da inovação também passam pela oferta de soluções inéditas no mercado de câmeras e, sobretudo, inteligência artificial. “Câmeras são importantíssimas para registrar momentos e criar memórias. É algo que trabalhamos bastante. Entendemos a importância da ferramenta para o nosso cliente e fazemos questão de ressaltar os benefícios de Razr e Edge e o auxílio do Moto AI para o registro de fotografias perfeitas”, prosseguiu.
A íntegra da conversa com Alessandra Barcala segue disponível no site do CMO Summit 2024 aos usuários que se inscreveram no evento.
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