O empresário e ex-deputado Itamar Serpa Fernandes, fundador da empresa de cosméticos Embelleze, faleceu na noite da última terça-feira (18), aos 82 anos. Chamado também de “Seu Embelleze”, Itamar era conhecido por sua energia e bom humor com que lidava com a gestão dos negócios, sem deixar de ter o olhar atento às inovações e tudo que movia sua marca. Atualmente Serpa atuava como presidente do Conselho de Governança Estratégica e Familiar da Embelleze.
O grupo criado por ele é composto pela Embelleze Brasil, Estação Belleza Pura, Embelleze Salon e Embelleze Internacional e Instituto Embelleze - reconhecido pelo trabalho de capacitação profissional no mercado de beleza.
Nascido em Vitória (ES), Itamar Serpa carregou em seu currículo diversos tipos de profissão. Trabalhou como Office Boy, cobrador de ônibus e começou a trabalhar na multinacional Bayer. Passou no vestibular de química para duas das melhores universidades públicas do Brasil, deu aulas de química e física e foi vereador entre 1989 e 1994. Ele também exerceu, de 1995 a 2007, mandatos como deputado federal pelo Rio de Janeiro.
O executivo foi pioneiro na importação de sementes dos Andes e passou a plantá-las no Espírito Santo, local em que nasceu, desenvolvendo uma produção de escala industrial que trouxe o carro chefe inicial de sua empresa, o alisantes de cabelo conhecido como "henê".
Além da fábrica sede em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a Embelleze tem filiais nos EUA e Portugal e seus produtos estão presentes em mais de 30 países, entre eles, Inglaterra, Espanha, Holanda, Venezuela e Angola. Em seu portfólio traz algumas das principais marcas de produtos para os cabelos do mercado brasileiro, tanto profissional, quanto varejo, com destaque para o creme de tratamento Novex e para a tinta de cabelo Maxton. Sua família de produtos conta com mais de 500 itens entre tratamentos, tintas de cabelo, shampoos e pós-shampoos, além de produtos de transformação.
Serpa deixou quatro filhos, Marlon Serpa, de 28 anos, João Serpa, de 21 anos, e os gêmeos Isabella Elias e Francisco Itamar, de 9 anos. A causa da morte e o local do velório ainda não foram informados. Empresários, influenciadores e artistas lamentaram a morte do executivo, que era conhecido pelo carisma e por lidar de perto com tudo que envolvia a marca.
Leia também: 7 tendências que devem impactar o mercado de beleza até 2027
COMPARTILHAR ESSE POST