Menos preço, mais valor: em busca de presentes para comemorar o próximo Dia dos Pais, consumidores – em especial, os da Geração Z – estão mais inclinados a adquirir lembrancinhas ou criar objetos personalizados, carregados de valor emocional. Um estudo divulgado pela Macfor aponta que a busca por itens como canecas e cestas temáticas cresceu significativamente entre 2020 e 2024.
De acordo com a agência, estes itens são escolhidos para demonstrar carinho e afeto, reforçando os laços familiares. A análise também destaca a importância das redes sociais na formação de opinião e nas decisões de compra da Geração Z, com o TikTok e Instagram sendo as plataformas mais influentes.
Neste cenário, posts nostálgicos de grandes influencers têm se mostrado eficazes em gerar interações positivas, que representaram 80% das menções nos últimos anos, evidenciando a conexão afetiva com a data. A Macfor identificou O Boticário, Natura, Nike, Adidas e Hering como as marcas que mais se destacam por suas estratégias de engajamento emocional.
Para além da categoria "lembrancinhas", entre os presentes mais populares este ano, de acordo com as buscas, estão itens de perfumaria e calçados como tênis. Influenciados pelo hype de grandes competições esportivas como os Jogos Olímpicos, o interesse em corridas cresceu ao longo do ano: 15,5% das menções relativas à prática nas redes sociais são relacionadas ao Dia dos Pais.
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