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Metaverso: como três marcas nacionais alcançaram novos públicos em universos digitais

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

28 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Um mundo digital que permite interações síncronas entre pessoas representadas por seus avatares digitais em uma infinidade de cenários. Esta é uma das definições mais aceitas para o termo Metaverso, cuja natureza e funcionamento prático ainda desperta incômodas questões na cabeça de muitos dos habitantes da Internet.

Mesmo assim, cada vez mais, marcas e empresas buscam construir sua reputação nesses espaços virtuais. O motivo para isso reside justamente na interatividade permitida pelo Metaverso. A ideia é que os habitantes das moradas digitais sejam capazes de criar conteúdos, realizar transações de produtos e serviços e participar de atividades diversas, o que inclui tarefas de trabalho, compras e socialização.

Atualmente, jogos eletrônicos populares, como Grand Theft Auto V (GTA), Roblox e Fortnite, se destacam como importantes palcos de exposição para marcas que desejam interagir com públicos cada vez mais absorvidos pelas comodidades do Metaverso.

Neste panorama, marcas têm a oportunidade de somar o que há de positivo nas estratégias desenvolvidas para o mundo físico e associá-las ao potencial do universo digital, que impõe poucos limites à criatividade dos profissionais de publicidade.

Veja, abaixo, como três marcas aproveitaram a dinâmica dos espaços virtuais para criar campanhas interativas.

Brahma dentro da Cidade Alta (GTA Role Play) 

Apesar de abusar de alguns exageros comuns aos games do gênero ação, a franquia Grand Theft Auto é conhecida por entregar experiências que, de muitas formas, se assemelham à realidade. Por exemplo, as cidades que embalam as tramas são recheadas de mídias Out of Home (OOH) criadas pelas marcas fictícias que compõem o game.

Pensando nisso e reconhecendo o alcance do servidor de GTA RP “Cidade Alta”, que recebe mais de seis milhões de usuários diariamente, a Brahma levou a campanha digital “Brahma Duplo Malte” à Los Santos, cidade onde o jogo acontece. A iniciativa contou com uma loja envelopada com a identidade visual da marca, próximo a um prédio estampado por um banner da campanha.

Para aproveitar ao máximo a interatividade oferecida pelo universo digital, a Brahma deu uma festa virtual e desenvolveu missões para desafiar os habitantes da Cidade Alta. Os participantes bem-sucedidos foram recompensados com cupons de desconto para adquirir o produto Brahma Duplo Malte através do iFood. A ação foi transmitida através de 38 lives simultâneas de 30 influencers e alcançou mais de 1.5 milhões de visualizações.

Brahma dentro da Cidade Alta (GTA Role Play) 

BraBlox: o Banco do Brasil no Roblox 

O Roblox é um prato cheio para a criatividade de jogadores que apreciam a possibilidade de “brincar de Deus” ao criar os próprios mundos digitais. Naturalmente, esta é uma possibilidade que se estende também às marcas interessadas no Metaverso, e o Banco do Brasil aproveitou a atração dos 48 milhões de usuários diários do game para criar o universo do Brablox.

A ação teve por objetivo estabelecer uma conexão com o público infanto-juvenil, principal consumidor do Roblox, ao promover a conscientização financeira por meio de atividades lúdicas e conteúdos informativos e educativos, que não interrompiam a experiência de jogo. O universo construído pelo banco focou em modalidades esportivas e pontos turísticos brasileiros e ofereceu experiências que mesclaram o mundo físico ao digital.

O movimento foi bem recebido pelo público, e o espaço recebeu 5,2 mil usuários no dia do lançamento.

BraBlox: o Banco do Brasil no Roblox 

Emicida no Fortnite 

Em 2022, jogadores do popular Fortnite puderam comparecer a shows realizados pelo rapper Emicida no universo do game. A série “Onda Sonora”, idealizada pelo artista ao longo de oito meses, levou ao jogo um espetáculo de 20 minutos, que foi exibido em quatro cenários distintos ao longo de 72 horas.

Cada palco representava uma fase significativa na vida do artista, desde as raízes na "Quebrada" até o simbolismo do Teatro Municipal de São Paulo, local da gravação do documentário AmarElo. A apresentação alcançou mais de 2 milhões de visualizações no YouTube oficial de Emicida.

Dentro do jogo, que permite microtransações em tempo real, itens exclusivos foram disponibilizados na loja, incluindo a música "Continue Assim" e o gesto "Dança da Vitória". Adicionalmente, a parceria entre Emicida e Fortnite rendeu um CD no Spotify com as músicas do show, uma coleção de roupas e uma experiência audiovisual na rede de cinemas Cinemark, que levou a apresentação a 15 salas espalhadas pelo país.

Emicida no Fortnite 

Leia também: Esse ano o Metaverso vem com tudo

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

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