<p><strong>M&iacute;dia Digital: Novas formas de encantar e capturar os consumidores </strong></p><p>Por Jos&eacute; Roberto Spiegel*</p><p>O h&aacute;bito do consumidor mudou. Hoje eles pensam, ponderam e se informam mais antes de comprar um produto. &Eacute; um novo cen&aacute;rio, no qual a comunica&ccedil;&atilde;o de produtos e marcas precisam ter mais impacto para chamar a aten&ccedil;&atilde;o dos consumidores e, principalmente, estar mais em evid&ecirc;ncia no momento da compra.</p><p>O ponto-de-venda vem adquirindo uma grande import&acirc;ncia como ferramenta capaz de construir e consolidar marcas junto ao consumidor. At&eacute; porque, n&atilde;o podemos ignorar o fato de que 81% das decis&otilde;es s&atilde;o tomadas no PDV, segundo o Instituto de Pesquisa AC Nielsen. Com isso surgiu a necessidade de uma ferramenta ideal e eficaz de merchandising e comunica&ccedil;&atilde;o no PDV. Um ferramenta com um forte apelo visual, que trabalhe com os sentidos humanos, que capture a aten&ccedil;&atilde;o, estimulando a experimenta&ccedil;&atilde;o e fazendo com que a compra seja algo indispens&aacute;vel.</p><p>O uso da sinaliza&ccedil;&atilde;o digital no PDV tem se mostrado uma ferramenta de comunica&ccedil;&atilde;o diferente das outras m&iacute;dias, que, al&eacute;m de levar informa&ccedil;&atilde;o, impacta o consumidor de forma bastante eficaz.</p><p>Esta tecnologia j&aacute; &eacute; bem conhecida em pa&iacute;ses como os EUA, Austr&aacute;lia e Jap&atilde;o. Segundo nota divulgada pelo Instituto Nielsen em 2005, as m&iacute;dias que utilizam a sinaliza&ccedil;&atilde;o digital representam o sexto maior ve&iacute;culo de propaganda nos EUA.</p><p>Mais recentemente, a empresa Q! m&iacute;dia, no Brasil, como forma de atender a essa nova demanda do mercado por uma comunica&ccedil;&atilde;o mais focada, com impacto e com foco num p&uacute;blico mais segmentado, desenvolveu o PDView, uma m&iacute;dia que utiliza a tecnologia da sinaliza&ccedil;&atilde;o digital e atrav&eacute;s de telas de LCD transmite propaganda e not&iacute;cias.</p><p>O Pdview n&atilde;o apresenta s&oacute; propaganda, mas tamb&eacute;m entretenimento, informa&ccedil;&otilde;es e dicas &uacute;teis, como sugest&otilde;es de shows, por exemplo. Atrav&eacute;s da m&iacute;dia tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel atrelar a informa&ccedil;&atilde;o com os an&uacute;ncios publicit&aacute;rios, divulgando lan&ccedil;amento de filmes, quando podem ser feitas promo&ccedil;&otilde;es. &Eacute; uma excelente ferramenta pois auxilia e chama aten&ccedil;&atilde;o do consumidor final no momento da compra de produtos e sele&ccedil;&atilde;o de marcas.</p><p>Muitas s&atilde;o as vantagens de se anunciar em m&iacute;dias especiais para o ponto-de-venda, o que j&aacute; est&aacute; sendo percebido pelos anunciantes e por suas ag&ecirc;ncias publicit&aacute;rias. No PDV, o consumidor est&aacute; numa situa&ccedil;&atilde;o favor&aacute;vel &agrave; compra: ele est&aacute; em intera&ccedil;&atilde;o com o produto. Com o refor&ccedil;o da m&iacute;dia, a propens&atilde;o &agrave; compra aumenta consideravelmente. Na verdade, esse tipo de m&iacute;dia, como o pdview, &eacute; um complemento das m&iacute;dias tradicionais. &Eacute; a propaganda sendo passada na hora em que o consumidor tem o produto nas m&atilde;os, e n&atilde;o mais em casa, pela tv.</p><p>Al&eacute;m disso ela ajuda na constru&ccedil;&atilde;o da imagem de produtos/marcas na mente do consumidor pois, dependendo do ponto onde estiver instalada, ela trabalha com um p&uacute;blico segmentado e formador de opini&atilde;o. Al&eacute;m disto, ela prima pela qualidade, com informa&ccedil;&atilde;o objetiva, atendendo &agrave;s exig&ecirc;ncias dos anunciantes e ag&ecirc;ncias.</p><p>A Q! m&iacute;dia est&aacute; iniciando nas lojas de conveni&ecirc;ncia am/pm, dos postos Ipiranga, que &eacute; um excelente local para a constru&ccedil;&atilde;o da imagem de marcas e produtos, pois o seu p&uacute;blico &eacute; bastante segmentado e formador de opini&atilde;o (classes A e B). O PDView tamb&eacute;m est&aacute; presente na rede de farm&aacute;cias Qualifarma, na Farm&aacute;cia do Leme e Werner Coiffeur. </p><p>O PDView &eacute; uma resposta a esse novo cen&aacute;rio dos h&aacute;bitos do consumidor. &Eacute; nesse universo que os anuncaintes &ndash; e suas ag&ecirc;ncias &ndash; devem aprender a trafegar, alterando, de forma significativa em muitos casos, sua maneira de pensar, planejar, negociar e executar as tarefas de m&iacute;dia.</p><p>*Jos&eacute; Roberto Spiegel &ndash; diretor da Q!m&iacute;dia e Comunica&ccedil;&atilde;o, faz parte do Grupo de Trabalho sobre M&iacute;dia Digital do POPAI &ndash; Brasil. Contato: <a href="mailto:falecom@qmidia.com.br">falecom@qmidia.com.br</a></p>
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