De um lado, o McFish, resgatado em uma nuvem de nostalgia da McDonald’s; do outro, o Sanduba de Mortadela, lançado pela Bob’s em janeiro em comemoração aos 470 anos da capital paulista. Tanto o retorno quanto a novidade compartilharam o sentimento de exclusividade comum aos lançamentos limitados. Mas será que a estratégia de abreviar a disponibilidade dos sanduíches trouxe resultados expressivos para a dupla de marcas?
Para responder à pergunta, a YouGov utilizou a ferramenta BrandIndex para avaliar o desempenho das duas redes durante o lançamento dos sanduíches. Dados coletados pela ferramenta apontam que retorno do McFish não gerou o entusiasmo esperado, principalmente porque o sanduíche de peixe do McDonald's contou com um movimento para seu retorno nas mídias sociais.
Estendendo a discussão ao varal dos números, no dia 10 - uma semana antes de anunciar o retorno do McFish - o McDonald's tinha uma pontuação de Buzz de 39,4 pontos. Em 8 de fevereiro, alguns dias após seu lançamento para o público em geral (6 de fevereiro), a pontuação da marca no Buzz era de apenas 34,8 pontos. Nem o anúncio, nem o lançamento em pré-venda, nem o lançamento geral parecem ter criado um pico de interesse.
Enquanto isso, o sanduíche do Bob’s também não deixou os paulistas em polvorosa. No dia 12 de janeiro, uma semana antes de revelar o lançamento de seu sanduíche, a pontuação do Buzz da marca era de 16,1 pontos. Em 7 de fevereiro, uma semana após o lançamento, seu desempenho era de apenas 10,6, o que evidencia a queda no buzz da Bob’s em um curto período de tempo.
Por outro lado, a tendência das classificações do Bob's reflete algumas reações positivas ao lançamento do sanduíche. Entre 1º e 8 de fevereiro, dias imediatamente posteriores ao lançamento do Sanduba de Mortadela em 31 de janeiro, sinais de tendência positiva foram observados. Além disso, a queda mais acentuada em sua classificação durante o primeiro mês do ano precedeu o anúncio do sanduíche.
Neste panorama, inteligências levantadas pelo YouGov Profiles apontam que os brasileiros que consomem fast food com relativa frequência parecem ser muito mais relutantes a estratégias como o relançamento do McFish e o novo Sanduba de Mortadela.
Isso acontece, entre outros motivos, pelo fato de que os consumidores que frequentam as redes de fast-food têm maior probabilidade de acreditar que os eventos especiais organizados pelas marcas são apenas uma moda passageira ou uma desculpa para arrancar dinheiro dos consumidores, e tendem a se distanciar de iniciativas com tempo limitado.
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